Loader Image

7 apps para quem curte Inteligência Artificial (IA)

Desde o lançamento público do ChatGPT em 1º de novembro de 2022, gigantes da tecnologia, como Microsoft e Google, entraram no jogo e disponibilizaram seus protótipos de Inteligência Artificial (IA) e os anexaram em vários de seus produtos e serviços. 

Anúncios

Como era de se esperar, vários outros desenvolvedores começaram a lançar soluções muito interessantes que fazem uso extensivo de IA para tornar a vida das pessoas cada vez mais prática, produtiva e, claro, divertida! Que tal fazer parte dessa tendência?

Confira algumas sugestões de aplicativos que mergulham neste universo e liberte a sua criatividade!

1 – Canva

Imagem: Canva

Recentemente, um dos editores gráficos mais populares do mundo lançou o recurso Mídia Mágica: por meio dele, você cria imagens de acordo com o que você escreve. 

Por exemplo: se você digitar “Um livro em cima de uma escrivaninha” e clicar em “Criar sua Imagem”, a ferramenta criará quatro opções de imagens para você escolher e editar como bem entender. Se não gostar do resultado, basta repetir o processo, mudar os parâmetros e filtros etc.

Anúncios

É importante mencionar que esta funcionalidade é ilimitada para usuários do Canva Pro.

2 – ElevenLabs

Imagem: Facebook/ElevenLabs

Este app cria vozes de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos usuários: trata-se do modelo mais comum de utilização desse tipo de tecnologia e ele é conhecido como Inteligência Artificial Generativa.

Anúncios

É possível utilizar os áudios criados pelo aplicativo para várias finalidades: vídeos, e-books, chatbots, games etc. De maneira geral, as vozes saem bastante naturais; é claro que, vez ou outra, alguns ajustes são necessários para obter a melhor experiência.

Gerar vozes em Português é possível, mas a plataforma também dá suporte a vários outros idiomas. Isso é especialmente interessante se você trabalha, por exemplo, com produção de conteúdo bilíngue.

Entusiastas podem experimentar a versão gratuita do ElevenLabs; porém, profissionais podem cogitar na possibilidade de escolher um dos planos mensais, os quais liberam diversas outras funcionalidades, como uso comercial e clonagem instantânea de vozes. 

3 – Lensa

Imagem: TecMundo

Quer dar um jeitinho especial nas suas fotos favoritas e selfies? O Lensa trabalha na criação de filtros corretivos que as deixam incríveis.

É um aplicativo simples de usar e bastante leve, direcionado ao grande público em geral. Além disso, ele é capaz de criar avatares super criativos por meio das fotos que estão em sua galeria.

Você também pode mudar o tom e a cor dos planos de fundo das fotos, adicionar e remover elementos, entre tantas outras funcionalidades. 

Apesar de a ferramenta possuir uma versão gratuita, ela também possui uma opção de assinatura anual que libera todo o seu potencial (assim como a maioria dos outros aplicativos que funcionam por IA).

4 – Replika

Imagem: Replika/Google Play

Este é, provavelmente, um dos aplicativos mais curiosos (e controversos) desta lista: você cria um avatar e conversa com ele sobre qualquer coisa. 

Ele pode simular emoções, dar conselhos e esclarecer suas dúvidas a qualquer hora. Trata-se de uma espécie de ChatGPT, só que em outro nível de interatividade com o usuário. 

Afinal, as IAs tendem a dar respostas muito frias e cruas e isso não é exatamente interessante para pessoas que querem apenas “alguém” (ou “algo”?) para conversar.

Tudo o que você conversa com seu avatar fica registrado: ou seja, diferentemente do seu melhor amigo, nenhuma informação que você compartilhar será esquecida. 

Você também pode fazer videoconferências com o Replika, além de usar óculos de realidade virtual (RV) para tornar a imersão ainda mais profunda. 

5 – ELSA

Imagem: Capterra

Que tal aprender inglês e treinar sua pronúncia até que ela se torne perfeita? Essa é a proposta do ELSA Speak. O aplicativo, disponível para Android e iOS, ajuda você a buscar a pronúncia correta enquanto aprende o idioma.

Tudo é feito de maneira personalizada: A Inteligência Artificial aprende gradualmente sobre o seu domínio da língua inglesa e forma frases para você praticar. Conforme seu nível de experiência for subindo, os treinamentos se tornarão cada vez mais difíceis.

Se você já usa o Duolingo, o ELSA pode ser um excelente complemento para seus estudos!

6 – Otter

Imagem: otter.ai

Este aplicativo tem como objetivo transcrever automaticamente reuniões online. Empresas que precisam fazer várias reuniões podem tirar bastante proveito desta funcionalidade, uma vez que nenhuma informação passará despercebida.

Apesar de este tipo de serviço já existir em algumas plataformas de reuniões já consolidadas, o Otter tem alguns diferenciais interessantes: os participantes da reunião podem fazer pedidos especiais à IA, como criar um resumo do que foi discutido até o momento, por exemplo.

Não deve demorar muito até que outros serviços populares de videoconferência façam uso destas funcionalidades.

7 – LUMA

Imagem: SlashCAM

Criar cenários e objetos 3D de maneira simplificada por IA agora é possível por meio deste aplicativo. Não se trata de um software tão simples como os citados acima, mas algo criado especificamente para designers que querem incrementar suas criações com total liberdade e criatividade.

Convém mencionar que, pelo menos por enquanto, o app não é capaz de criar assets incrivelmente complexos: em vez disso, ele sugere modelos mais básicos, que podem ser incrementados pelos designers para se tornarem grandes produções!

Muitos exemplos incríveis dos trabalhos criados com o auxílio do Luma podem ser conferidos em seu site oficial. É seguro afirmar que a indústria de design 3D está prestes a sofrer uma grande revolução!

Conclusões finais

Não há mais volta: as aplicações com Inteligência Artificial chegaram para mudar de uma vez por todas a forma como todos usam seus gadgets, como smartphones, notebooks ou computadores de mesa (desktops).

Tarefas que levariam dias para serem concluídas podem ser entregues com excelência muito mais rapidamente através de soluções por IA. É claro que os algoritmos não são capazes de substituir a criatividade e as emoções humanas, tão fundamentais para a inovação; contudo, são ferramentas incríveis para tornar o caminho mais fácil.

Grande parte das aplicações têm versões gratuitas, mas liberam todas as suas funcionalidades somente em suas versões por assinatura. O motivo é simples: a manutenção de sistemas alimentados por IA é bastante cara. Os desenvolvedores precisam de uma poderosa infraestrutura para sustentar a alta demanda, além de treinar modelos de IA com grandes conjuntos de dados. 

O que achou destas sugestões de apps? Conhece algum outro que não esteja nessa lista? Os comentários são sempre bem-vindos!