Anúncios
Os artistas digitais estão entre os principais responsáveis pelo desenvolvimento de sites, rótulos de produtos ou mesmo de obras-primas feitas com o auxílio de softwares específicos. Alguns deles, inclusive, ganharam grande notoriedade nos últimos anos: a arte de desenhar e editar é cada vez mais valorizada em todo o mundo!
Mike Winkelmann, conhecido na internet como Beeple, é um destes grandes exemplos: seu trabalho Everydays: The First 5000 Days consiste em uma imagem trabalhada por 5.000 dias consecutivos. Ele foi vendido por US$ 69,3 milhões em um leilão da Christie’s em 2021.
Outros autores, como Takashi Murakami, conhecido por seu estilo pop-surrealista, ou mesmo Damien Hirst, artista digital britânico conhecido por seu approach polêmico, também conquistaram os holofotes – mas ainda há espaço para muitos outros!
Quer conhecer alguns dos melhores aplicativos para desenhar ou pintar em seu smartphone ou tablet? Confira a lista a seguir e transforme a sua arte em realidade (virtual):
1 – Adobe Capture
Imagem: Adobe
Anúncios
É seguro afirmar que, quando se fala em design gráfico, a Adobe dispensa apresentações. O aplicativo transforma o seu dispositivo móvel em uma ferramenta completa para desenhar o que quiser e fazer edições avançadas.
O Adobe Capture oferece uma grande variedade de pincéis para criar o visual perfeito da sua arte. Além disso, diferentes camadas podem ser criadas e trabalhadas individualmente para facilitar o desenvolvimento e a edição, da mesma forma que no Photoshop.
Para utilizar o aplicativo, é necessário ter (ou criar) uma conta na Adobe Creative Cloud. Baixe-o gratuitamente para qualquer plataforma móvel!
Anúncios
2 – AirBrush
Imagem: TechTudo
Trata-se de um aplicativo de edição e criação de imagens, mas com um diferencial interessante: ele utiliza Inteligência Artificial (IA) para proporcionar ferramentas avançadas de retoques.
O AirBrush também permite remover facilmente objetos indesejados de fotos, como pessoas que não autorizaram o uso de suas imagens ou objetos. O mecanismo de remoção de fundo automático também é bastante eficaz e poupa bastante tempo ao longo do processo de edição.
Seu aplicativo mobile é muito bem otimizado e deve agradar boa parte dos designers!
3 – PicsArt
Imagem: Canaltech
Não é de hoje que a Adobe precisava enfrentar alguma concorrência de peso – e ela chegou. O PicsArt permite não apenas criar desenhos, como fazer edições muito bonitas e rápidas através de uma vasta biblioteca de layouts.
Recentemente, a empresa por trás do software lançou um mecanismo de otimização de imagens por IA – algo que todos certamente verão em grande parte dos aplicativos de design gráfico. Apesar de ainda estar no começo de seu desenvolvimento, já é capaz de entregar ótimos resultados.
Sua interface é bastante amigável e não exige conhecimento técnico sobre softwares de edição gráfica: além disso, os tutoriais ajudam bastante e há muito conteúdo na internet sobre como usar o PicsArt de maneira rápida e inteligente.
4 – Snapseed
Imagem: Blog eMania
Um dos principais chamarizes deste app é que ele é totalmente gratuito e é bastante leve: ele ocupa algo em torno de 22MB do armazenamento interno do dispositivo e consome poucos recursos do sistema para funcionar.
O Snapseed conta com 29 ferramentas e filtros diferentes para que você entregue imagens de qualidade profissional, sendo uma opção bastante viável para fotógrafos de carreira ou mesmo entusiastas.
Ele não é tão robusto como as outras opções apresentadas nesta lista (sobretudo se comparado com as versões pagas de seus respectivos concorrentes), mas para muitos casos, ele será mais que suficiente.
5 – Canva
Imagem: Google Play/Canva
Não é possível falar de design gráfico sem mencionar o Canva, um dos principais concorrentes da suíte Adobe. Ele proporciona um pouco de tudo: layouts prontos para redes sociais, ferramentas para desenhar manualmente, criação de imagens por IA, além de diversos filtros que tornam as imagens ainda mais vivas.
Ele possui uma versão gratuita bastante interessante, pois oferece uma razoável gama de oportunidades sem nenhum custo adicional. No entanto, se você deseja aventurar-se mais profundamente e explorar todas as funcionalidades que o aplicativo tem a oferecer, há a opção de assinar o Canva Pro.
Sua interface é uma das mais fáceis de utilizar e a versão paga é bastante acessível, tornando-o uma das opções mais sólidas do mercado.
6 – Adobe Photoshop Express
Imagem: Photofocus
Precisa apenas dar um retoque nas suas imagens? O Adobe Photoshop Express reúne algumas ferramentas básicas para essa tarefa.
Faça retoques, remova o fundo de imagens, faça colagens e adicione maquiagens às selfies de maneira rápida e descomplicada. É um aplicativo claramente direcionado ao grande público, dada a sua simplicidade.
Quer deixar suas fotos no Instagram perfeitas? O Adobe Photoshop Express pode ser a solução ideal para você!
7 – Ibis Paint X
Imagem: MEmu
Este software gratuito foi especialmente concebido para desenhar: ele oferece uma grande variedade de recursos que tornarão suas criações ainda mais especiais.
São mais de 15.000 pincéis de tinta, lápis, marcadores e pincéis especiais, além de ferramentas de ajustes, inclusão de efeitos especiais ou mesmo animações.
Não é preciso ser um expert em desenho: mesmo iniciantes podem começar a dar as primeiras traçadas com o Ibis Paint X!
Dicas valiosas para desenhar e editar
Agora que você tem todos os melhores softwares do mercado à sua disposição, que tal colocar em prática certas atitudes antes de começar a desenhar e editar suas imagens?
Pense fora da caixinha: Fuja do óbvio. Tente imaginar o que o mundo gostaria de ver: para isso, conheça e analise vários trabalhos e estilos artísticos para montar o seu;
Escolha os pincéis com calma: Cada estilo de desenho requer a utilização de pincéis específicos. Se você ainda não tiver muita experiência no assunto, busque tutoriais na internet ou faça cursos sobre como tirar o melhor proveito possível das ferramentas digitais;
Não tenha medo de errar: Os maiores artistas do mundo cometeram grandes erros até alcançar a excelência! Se o resultado final não ficou do seu agrado, não se preocupe: aprenda com seus erros e, se necessário, refaça tudo do zero com total naturalidade;
Pratique regularmente: Mesmo designers gráficos experientes precisam readaptar-se de acordo com as atualizações dos softwares que utilizam. Em alguns casos, precisam aprender tudo do zero, pois mudaram de aplicativo por várias razões possíveis. Só que todo artista é, acima de tudo, um ser adaptável!
Deixe nos comentários o que vocês acham dos aplicativos mencionados acima! Teria algum outro que gostariam de sugerir? Fiquem à vontade para se expressar – arte é isso!