Anúncios
Hora de colocar tudo na ponta do lápis: de acordo com o Mapa da Inadimplência do Brasil, cerca de 71 milhões de brasileiros estão endividados – cerca de 43,78% da população. Mas qual o motivo por trás das finanças comprometidas?
Em primeiro lugar, o aumento no custo de vida, juntamente com a desvalorização do real, são os principais responsáveis pelos danos causados à saúde financeira dos brasileiros. Em segundo, mas não menos importante, a falta de educação financeira.
Organizar as contas e gastar de maneira consciente pode ser um processo bastante complicado no começo: certos vícios são difíceis de serem vencidos. Porém, com determinação e paciência, é possível consertar os erros e, aos poucos, até criar uma reserva de emergência na hora do sufoco!
Para tanto, existem vários aplicativos de finanças para Android e iOS: Conheça alguns deles e escolha o que melhor atender às suas necessidades!
1 – Mobills
Imagem: Showmetech
Anúncios
Este é um dos apps de finanças mais populares: sua interface é extremamente agradável e você pode integrar suas contas bancárias ao aplicativo para acompanhar sua performance em tempo real.
Crie orçamentos mensais e descreva, de maneira clara e objetiva, todas as suas despesas e receitas. Se você achar que precisa, poderá adicionar um alarme se passar dos limites e acabar gastando mais do que o planejado.
Nada na vida funciona corretamente sem desenhar objetivos e metas: isso é possível de ser feito por meio do Mobills.
Anúncios
A versão gratuita conta com várias funcionalidades importantes; no entanto, usuários interessados em explorar tudo o que o app tem a oferecer podem assinar a sua versão Premium.
2 – Organizze
Imagem: TecMundo
Se você gosta de simplicidade, o Organizze pode ser uma das opções mais legais desta lista. Com ele, você pode acompanhar suas receitas, despesas, orçamentos e contas a pagar de maneira rápida e descomplicada.
Assim como boa parte dos outros apps de finanças, este também permite que você integre suas contas bancárias para facilitar o processo de organização. Caso você prefira, poderá também acessar o aplicativo pelo navegador do seu computador.
O aplicativo também conta com lembretes e notificações para lhe ajudar a não esquecer nenhum boleto. Quem nunca pagou uma conta com atraso e juros por descaso, não é?
Trata-se de um serviço pago, mas que pode ser testado gratuitamente por 7 dias: após esse período, deverá escolher um dos planos (anual ou mensal).
3 – Orçamento Fácil
Imagem: Google Play
Usuários que adoram personalizar a interface e deixá-la do seu jeito devem gostar bastante deste app de finanças: coloque todas as informações que você julga mais importantes em destaque em poucos instantes.
Ele permite que você tenha acesso aos gastos dos últimos 7 dias, além de apresentar um resumo geral bastante detalhado. As contas podem ser divididas para tornar as coisas ainda mais organizadas.
Gráficos e tabelas podem ser utilizados para facilitar a leitura das informações. Contudo, devido à sua natureza modular, sua interface não é tão amigável e intuitiva quanto a da maioria dos concorrentes.
A versão gratuita permite que os dados fiquem armazenados apenas em seu dispositivo e não há sincronização automática com contas bancárias. Para liberar armazenamento na nuvem e todas as outras funcionalidades, é necessário contratar a versão Premium.
4 – GuiaBolso
Imagem: Seu Dinheiro
Assim como todos os outros aplicativos mencionados anteriormente, o GuiaBolso oferece integração às suas contas, organização de despesas e alguns produtos e serviços bancários.
Históricos de renda mês a mês e por categoria podem ser conferidos a qualquer momento. Sua interface é uma das mais limpas e simples.
Para ajudá-lo a controlar as despesas, o aplicativo cria uma estimativa de gastos e ganhos para que você confira, de maneira clara, se está no caminho certo. Além disso, ele também informa o quanto você poderá economizar no final do mês se respeitar o planejamento: muito legal, não é?
5 – Gastos – Gestor de Orçamento (Android/iOS)
Imagem: Google Play
Você investe ou pensa em investir em criptomoedas? O Gastos – Gestor de Orçamento é o aplicativo de finanças ideal, pois é um dos poucos do mercado que oferece suporte a ativos financeiros descentralizados.
É possível adicionar transações rapidamente e aproveitar seus vários recursos de análises de investimentos, com gráficos e relatórios para tornar tudo mais transparente.
Sua interface não é exatamente a mais intuitiva de todas, mas atende. Com um pouquinho de prática, torna-se suficientemente funcional para todos os públicos.
6 – Toshl Finance
Imagem: toshl.com
Este app de finanças é especialmente focado em orçamentos. Pode-se criar orçamentos para vários tipos de gastos, sejam eles pessoais ou empresariais.
O aplicativo estuda o seu comportamento financeiro e, ao longo do tempo, sugere mudanças nos seus hábitos para tornar sua saúde financeira cada vez mais sólida!
Ele é um app gratuito, mas oferece uma versão Premium com funcionalidades adicionais, como sincronização entre vários dispositivos, suporte a várias moedas e relatórios mais elaborados.
7 – CoinKeeper
Imagem: Google Play
Ainda que este aplicativo de finanças não seja brasileiro, ele possui uma versão em Português com uma interface bastante interessante e diferenciada: é possível personalizá-la parcialmente para que você entenda, em detalhes, todas as entradas e saídas em suas contas.
Você pode criar uma conta pessoal ou mesmo familiar, que pode ser controlada em conjunto com seu(ua) cônjuge.
Todos podem testar o aplicativo gratuitamente por 15 dias; após esse período, o usuário deverá assinar o CoinKeeper Platinum por US$ 17,99 ao ano.
Considerações finais
A educação financeira não é um tema valorizado no Brasil: não é vergonha alguma recorrer a aplicativos feitos por especialistas do mercado financeiro para proporcionar um auxílio tão importante para o seu futuro econômico.
Apesar de praticamente todos exigirem uma assinatura anual ou mensal, o investimento pode fazer toda a diferença no final do mês. Que tal deixar de pedir aquele lanche pelo aplicativo e pensar melhor no rumo que o seu dinheiro está tomando?
Todas as soluções apresentadas contam com equipes de suporte que podem tirar todas as suas dúvidas.
Como anda a sua vida financeira? Tudo está caminhando como deveria, ou as coisas andam complicadas? Já experimentou algum dos aplicativos acima? Deixe seu comentário!