Anúncios
Apesar de a imagem em destaque deste artigo ilustrar uma releitura satírica do famoso vilão Jason Voorhees, personagem principal da saga de filmes “Sexta-feira 13”, ele não tem qualquer relação com a verdadeira origem dessa lenda urbana. Na verdade, a história por trás dela é muito mais antiga do que você imagina.
Porém, é impossível negar a sua importância dentro do imaginário moderno: durante muitos anos, a franquia foi a mais bem-sucedida em bilheteria quando o assunto eram filmes de terror e suspense. Graças ao assassino com máscara de hockey, ela ainda permanece viva e forte – sobretudo entre os pequenos e mais esotéricos.
A história por trás da “Sexta-feira 13”
Para entender como tudo funciona, é importante salientar que existem vários pontos de vista diferentes que explicam (ou que reforçam) a crença de que a data em questão seria uma espécie de “mau agouro”.
Não existe uma origem exata e documentada sobre a “sexta-feira 13”, mas algumas teorias sobre ela norteiam o imaginário popular há milênios.
Literatura e cinema
A saga “Sexta-feira 13”, imortalizada no universo da sétima arte, foi inspirada no livro de mesmo nome criado por Thomas Lawson, em 1907. O assassino procurava por suas vítimas sempre nessa data.
Anúncios
Acontece que esta data já estava associada muito antes de a obra de Lawson ser lançada. A lenda pode ter origem na Antiguidade.
Mitologia romana
Segundo a teologia romana, o número 12 era associado à perfeição divina. Por outro lado, o 13 simbolizaria a ruptura dessa perfeição. Condenados à morte eram executados preferencialmente nessa data. Por conta disso, ela era associada à destruição e ao sofrimento.
Sendo assim, o dia 13 era mal-visto pelos romanos, uma vez que não se tratava de um período favorável às coisas boas.
Anúncios
Mitologia nórdica
Odin, considerado o Pai-de-todos dentro do panteão nórdico, promovera um banquete com outras 12 divindades. Acontece que Loki, o deus da discórdia e da trapaça, participou da ocasião sem ter sido convidado; Balder, um dos presentes, foi assassinado durante o piquete promovido por Loki.
Graças a este evento lamentável, um dia que deveria ter sido símbolo de celebração virou sinônimo de intriga, confusão e morte. Os nórdicos eram bastante religiosos e certamente ficavam apreensivos às vésperas dessa data.
Bíblia
O universo cristão também semeia a discórdia pela sexta-feira 13: Na última ceia de Jesus, havia 13 pessoas – entre elas, Judas Iscariotes, que supostamente teria entregado o Messias aos militares romanos.
Além disso, o número 12 também é associado à perfeição no cristianismo – assim como no panteão politeísta romano. E o último livro da Bíblia (Apocalipse) comenta sobre o fim do mundo no livro… 13.
A besta, também conhecida como Anticristo, traria a destruição da Terra. Por fim, há uma teoria defendida por alguns religiosos de que Caim teria matado Abel em uma sexta-feira 13.
França (era medieval)
O Rei Felipe IV foi alvo da Igreja, que ameaçava a sua cobiça pelo poder. Ele tentou juntar-se aos Cavaleiros Templários, mas sem sucesso. Tudo isso aconteceu no dia 13 de outubro de 1307 – ou em uma sexta-feira 13, se assim preferir.
Graças a este evento, conhecido pela perseguição ao rei, os franceses ficaram receosos em relação à data.
Leia também: Amantes de cinema precisam conhecer estes 6 aplicativos mobile – SharkFreeApp
Algumas superstições relacionadas à sexta-feira 13
É bastante curioso saber que esta lenda urbana não nasceu por conta dos filmes de Hollywood, não é verdade? Ainda hoje, muitas pessoas acreditam em certas superstições, tais como:
- Quebrar espelhos nesta data;
- Encontrar um gato preto em plena sexta-feira 13;
- Começar novos projetos ou iniciar viagens na “data amaldiçoada”;
- Colocar o número “13” em uma mesa de restaurante.
O número “13” está sempre associado a coisas ruins?
Não! Na verdade, dentro de algumas crenças, o número é associado a algo positivo, e não potencialmente perigoso.
De acordo com a numerologia chinesa, o número 13 está diretamente associado à fortuna, à boa sorte. O mesmo acontecia entre os celtas, que o consideravam um símbolo de “maturidade e transformação”.
Curiosidades sobre a sexta-feira 13
- Segundo estudo feito pela Otis, famosa fabricante de elevadores, para cada prédio com 13º andar, seis outros “pulam” diretamente para o 14º.
- Existe um nome para definir a aversão ao número 13: triscaidecafobia.
- Os chineses associam o número “4” à morte; por conta disso, alguns deles evitam fazer certas atividades nessa data – sobretudo as mais arriscadas.
- Psicólogos associam a aversão à sexta-feira 13 a um sentimento de “sensação de anomalia”. Uma das razões por trás disso é a quebra de padrões do número: por exemplo, não há 13º mês do ano.
- Estudos apontam que 10% da população dos Estados Unidos (cerca de 40 milhões de pessoas) acreditam na data como algo perigoso, negativo.
Qual a sua opinião sobre a “sexta-feira 13”?
Existem várias explicações possíveis a respeito desta data e, ainda hoje, várias pessoas a veem como algo bom ou ruim. Em alguns casos, sequer dão importância a ela – e não podem ser julgadas por isso. Afinal, não há nenhuma comprovação científica de que uma sexta-feira 13 tem qualquer relação objetiva com ocorrências positivas (ou negativas) no universo.
Entretanto, para algumas pessoas, acreditar nisto pode significar uma fonte de conforto e motivação: não há nada de errado nisso. Desde que, obviamente, a sua crença não crie empecilhos em sua vida profissional e/ou pessoal.
Além do mais, não existe um consenso sobre o dia da semana: na Grécia e em vários países de língua espanhola, o medo não está associado à sexta-feira 13, e sim à terça-feira 13. Na Itália, a data tida como agourada é sexta-feira 17.
Imagine que você tenha sofrido um acidente de automóvel em uma sexta-feira 13: certamente receberá comentários impressionados – muito mais por conta data que pelo acidente. E provavelmente não serão poucas as pessoas que se mostrarão, no mínimo, curiosas com a “coincidência”.
E você – acredita que a sexta-feira 13 representa alguma coisa especial para a vida das pessoas? Ou é só mais um dia qualquer no calendário? Deixe a sua opinião nos comentários: temas fascinantes costumam trazer comentários igualmente incríveis!