Loader Image

Como solicitar um cartão de crédito?

Anúncios

Comprar no cartão de crédito não é uma opção restrita ao final do mês, quando o orçamento está reduzido. No geral, é uma opção com diversas vantagens, desde parcelamentos múltiplos até a possibilidade de acumular milhas. Por isso, aprender como solicitar um cartão de crédito é um conhecimento valioso para a sua vida, mas principalmente para o seu bolso.

Felizmente, a modernização desse tipo de procedimento permite que os usuários aprendam como solicitar um cartão de crédito online, sem passar pelo estresse de ir presencialmente às agências. Consequentemente, acessar esse serviço financeiro está ficando cada vez mais fácil, e a perspectiva é que você tenha tudo na palma da mão no futuro.

Como solicitar um cartão de crédito-2

Imagem: Reprodução/Pexels

Afinal, o que eu preciso fazer para conseguir um cartão de crédito?

Em termos simples, são dois passos principais para acessar os melhores cartões de crédito: ter uma boa pontuação de crédito e organizar seus dados pessoais com cuidado para enviar à emissora. Esse procedimento é aplicado inclusive em grandes referências do mercado, como o cartão de crédito Chase e o cartão de crédito Capital One.

Anúncios

1. Documentos do cartão de crédito

No geral, se você está atrás de um cartão de crédito, vai ter que enviar suas informações pessoais, incluindo a cópia de alguns documentos, para a solicitação funcionar do jeito certo. Neste contexto, os documentos para ter um cartão de crédito são:

  • Nome legal
  • Número de Segurança Social (SSN) ou então o Número de Identificação Fiscal Individual (ITIN)
  • Endereço para receber correspondência
  • Data de nascimento, com dia, mês e ano
  • Situação de emprego
  • Informações de renda
  • Informações sobre dívida
  • Permissão para acesso do histórico de crédito.

Outros parâmetros importantes são determinados pela chamada Lei Card, de 2009. A partir dessa peça legal, ficou determinado que os solicitantes só podem acessar o cartão de crédito se tiverem idade mínima de 21 anos. Mas isso não significa que pessoas mais novas não consigam, porque desde que você tenha 18 anos e uma comprovação de renda independente da sua família, dá para solicitar o cartão sem problemas.

2. Pontuação de crédito?

Uma questão mais delicada e complexa que a documentação pessoal é a questão da pontuação de crédito positiva. Ainda que pareça apenas mais um número, é por meio desses dígitos que as instituições emissoras dos cartões entendem se você é um bom pagador ou não, sem toda a burocracia de uma entrevista, por exemplo.

Anúncios

Para entender melhor, pense na sua pontuação de crédito como um índice que dá segurança para as empresas de que você não vai falhar nos seus compromissos. Isso significa que você mostra pela sua pontuação que não vai entrar em dívida, atrasar a fatura ou quebrar o contrato.

Em termos mais detalhados, a sua pontuação de crédito é composta por um número de 3 dígitos inseridos dentro de uma escala. E é essa escala que ajuda as empresas emissoras de cartão a fazerem a sua análise de crédito, entendendo qual é o seu comportamento como comprador.

Nessa pontuação, várias questões entram em perspectiva, como o histórico de pagamentos que você já fez em seu nome, número de saldos pendentes e como você usou linhas de crédito no passado. Como cada agência possui procedimentos diferentes, é comum existirem pontuações distintas entre as instituições.

Apesar disso, a maioria dos credores utiliza o modelo de pontuação FICO para gerar esse número e avaliar a pontuação de crédito. Veja bem, quanto maior a pontuação, melhores são as ofertas de contratação de um cartão de crédito. E isso inclui tanto limites maiores como programas vantajosos com outros benefícios.

Em termos simples, a pontuação FICO determina como bom uma pontuação de crédito entre 670 e 739, mas abaixo disso já é insuficiente para receber boas ofertas.

Leia também: Melhores aplicativos para assistir novelas turcas

Foto de uma pessoa pagando com cartão de crédito

Imagem: Reprodução/Pexels

Como fazer uma qualificação prévia?

Agora, se você deseja consumir no modelo de crédito pré-aprovado, não há nada melhor do que buscar uma qualificação prévia desse serviço. Na atualidade, esse tipo de serviço está disponível inclusive para quem busca cartão de crédito empresarial, desde que sua pontuação seja boa, claro.

Pensando nisso, várias emissoras, como o Bank of America, Capital One, Chase e Citibank, permitem que os usuários confiram se estão pré-qualificados ou pré-aprovados para obter um cartão de crédito. Entretanto, essa informação não garante a aprovação, pois apenas demonstra que você tem boas chances.

Se quiser aproveitar dessa possibilidade, solicite a informação no canal de atendimento do seu emissor de escolha; muito provavelmente isso está disponível. Esse procedimento é feito porque as empresas encontraram as suas informações em uma lista de consumidores confiáveis.

Geralmente, esses dados são apresentados por agências especializadas em relatórios de crédito, contratadas justamente para apresentar os documentos para as empresas. Ainda que pareça estranho, todo esse processo é legal.

Comumente, os consumidores aprovam esse compartilhamento de dados quando estão assinando contratos de abertura de conta em bancos, por exemplo. Por isso, é fundamental que você tome cuidado e leia sempre o que está escrito nos documentos, porque assim se garante de que não haverá nenhum vazamento ou uso incorreto.

E aí, gostou de saber como solicitar um cartão de crédito?

Antes de mais nada, é fundamental entender que as empresas não farão empréstimos para crédito ruim, independente do número de vezes que você tente. Portanto, na hora de solicitar um cartão de crédito, se informe também sobre as boas práticas e como isso impacta na sua vida fiscal.