Anúncios
Nosso dia a dia está cada vez mais corrido, e o estresse que isso traz causa certos problemas na saúde intestinal. Ninguém gosta de ficar tomando remédios com muita frequência, mas sintomas como gases e enjoo também não são agradáveis. Para isso, existem diversos produtos naturais que auxiliam na digestão, como os chás.
Com eles, aquele desconforto pós-refeição pode ser amenizado com facilidade (e um gostinho bom). Inclusive, os chás têm opções para alívio de dores, ansiedade, inflamação e até para dormir. Ou seja, você pode escapar dos remédios em grande parte dos casos.
Quais os chás que auxiliam na digestão?
Com tanta opção de chá, fica difícil saber quais realmente funcionam para isso. E nem sempre você vai gostar do sabor, não é mesmo? Nessa lista que separamos, você encontrará uma seleção de vários tipos, como gengibre e camomila. Desta forma, pode escolher o que mais gosta e aliviar sintomas desagradáveis.
Chá de gengibre
Imagem: Unsplash
Anúncios
Um dos chás mais conhecidos para a digestão é o de gengibre. Esta raiz é rica em gingeróis que estimulam as contrações do estômago. Assim, alivia sintomas como inchaço, gases e náuseas. Além disso, o chá tem efeitos anti-inflamatórios importantes e pode ser usado para dor de garganta, por exemplo.
Ele é indicado para pessoas grávidas, pois reduz o enjoo matinal típico. Além disso, é possível usar o gengibre em conjunto com outros chás para descobrir novos sabores.
Chá de camomila
Famoso por seus efeitos calmantes, este também é um dos melhores chás para a digestão. Este remédio natural alivia azia, gases e inchaço. Além disso, diminui o estresse, a ansiedade e pode ajudar a dormir.
Anúncios
Outro uso da camomila é na redução da inflamação do corpo, o que previne condições como artrite e obesidade. Completando, ela ajuda na cicatrização e no combate a bactérias.
Leia também: 4 aplicativos para lembrar de comer na hora certa
Chá verde
O chá verde é uma boa opção para quem busca algo mais simples e tradicional. Ele pode ajudar você a perder peso, além de melhorar a digestão. Ou seja, também alivia sintomas desagradáveis.
O chá reduz a absorção de amidos, melhorando o metabolismo e possui cafeína. Nesse sentido, deve ser evitado por quem é sensível ao composto. Existem diversas variedades do chá, e você pode apreciar sabores sutis ou fortes, dependendo de sua preferência.
Chá de hortelã-pimenta (menta-piperita)
Este chá tem propriedades antiespasmódicas que relaxam o músculo intestinal. Ele também tem função analgésica, sendo ideal para quem tem dores no sistema gástrico. Tudo isso por ser rico em mentol.
É contraindicado para quem tem muita azia, pois pode piorar esse sintoma. Seu sabor e cheiro são mentolados e bastante agradáveis, então você pode incluir em seu dia a dia para refrescar o seu paladar.
Chá preto
Para quem busca chás digestivos, o chá preto pode ser interessante. Ele tem polifenóis antioxidantes que ajudam na regularidade do intestino e na perda de peso. Inclusive, pode até proteger contra úlceras.
O chá tem um gosto característico e pode substituir o café matinal, já que contém cafeína. Uma recomendação é tomá-lo com leite para elevar o sabor.
Chá de erva-doce
Este é um chá com diversos benefícios. Ele é capaz de prevenir úlceras, aliviar a constipação e auxiliar nos movimentos intestinais. O chá de erva-doce consegue realizar essas funções ao estimular a produção de enzimas digestivas.
Seus antioxidantes também apoiam o sistema imunológico, sendo ideal para quem fica doente com frequência. Ele tem um sabor doce e similar ao alcaçuz, tornando-se agradável de tomar.
Chá de boldo
Conhecido por moradores da América Central e do Sul, o chá de boldo é um remédio natural tradicional. Ele ajuda na digestão e reduz sintomas desagradáveis, como gases.
Esse também é um dos chás para digestão e perda de peso, já que promove uma melhor digestão de gorduras. O chá de boldo tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a saúde hepática.
Como preparar receitas de chá para digestão?
Existem várias maneiras de preparar chás, e os passos não são os mesmos. Descubra as principais formas e escolha a que prefere abaixo.
Infusão
Imagem: Unsplash
A infusão de ervas é provavelmente o método mais comum de preparar chá para digestão, sobretudo porque é assim que se prepara chá de saquinho. Confira:
- Ferva a água que vai usar;
- Coloque as ervas ou saquinho em um recipiente, como caneca ou jarra;
- Agora, derrame a água no recipiente;
- Espere o período recomendado e consuma. Para flores e folhas, é 10 minutos, enquanto para raízes, talos e cascas é de 20 a 30 minutos.
Decocção
Ideal para cascas, raízes e talos, a decocção é muito fácil de fazer.
- Em uma panela, coloque a água fria e as ervas;
- Tampe e leve ao fogo e deixe ferver por até 20 minutos;
- Depois de desligar o fogo, deixe repousar por alguns minutos;
- Então, basta coar e beber o chá.
Maceração
Por fim, a maceração é um método histórico utilizado para extrair o máximo de sabor e de benefícios. Ele requer mais preparo.
- Corte as ervas em pedaços pequenos ou as triture;
- Coloque elas de molho em água na temperatura ambiente por ao menos uma hora, mas até 24 horas;
- Agora é só coar e aproveitar!
Melhore a saúde intestinal com chás
Ao tomar um dos chás que auxiliam na digestão, você pode aliviar sintomas ruins de maneira natural. Assim, escapa dos remédios e de seus muitos efeitos colaterais. Existem opções que vão agradar qualquer paladar, independentemente do que você prefira. E lembre-se: pode sempre adoçar o chazinho com mel para deixá-lo mais gostoso!
Porém, se os sintomas não aliviarem e continuarem incomodando, é indicado consultar um profissional. Afinal, você não quer deixar algum problema mais sério passar despercebido, certo? E, claro, o médico também pode recomendar tratamentos eficazes, independentemente da sua situação.