Loader Image

Tudo sobre jardinagem vertical em pequenos espaços

Anúncios

Você sabia que é possível decorar sua casa com jardinagem vertical feita especialmente para espaços pequenos? Hoje em dia o espaço em casas está cada vez menor, então, se você gosta de plantas, o jeito é investir em painéis verticais, pois eles irão economizar o seu espaço e ainda ser uma decoração lindíssima.

Por que fazer jardinagem vertical?

Muitas pesquisas mostram que ter plantas em casa é uma ótima forma de melhorar a qualidade do ar, além de ser um ótimo passatempo para melhorar o bem-estar e a saúde mental. As plantas trazem aconchego para o ambiente, seja ele sua casa, apartamento ou escritório.

Os jardins verticais são espetaculares e possibilitam o contato com a natureza e trazem um visual mais harmônico para o seu cantinho, tudo de uma forma que não atrapalha o espaço que possui. Então não perca tempo, e comece a cultivar o seu jardim vertical!

Lista de materiais necessários para o plantador de jardim vertical

Para saber como começar um jardim vertical, você precisa dos seguintes itens:

  • Pincel e impermeabilizante preto (ou verniz náutico);
  • Vasos em meia-lua ou bolsas de feltro grosso;
  • Plantas, que sejam preferencialmente as de folhagem pendente;
  • Substrato para mudas;
  • Tesoura de desbaste;
  • Ganchos de arame em formato S ou abraçadeiras de nylon;
  • Estrutura para segurar os vasinhos – caibros de madeira impermeabilizada para moldura de aproximadamente 5 cm de espessura;
  • Esguicho e pistola de irrigação, ou regador de bico fino.

jardinagem vertical 1Imagem: Pexels

Anúncios

Quais tipos de estrutura usar como base do painel?

Módulos de 1 x 1 metro de telas de ferro, protegidas com pintura automotiva, são as opções mais duráveis. Essas telas prontas podem ser encontradas em lojas de material de construção. Outra opção é fazê-las sob medida com um serralheiro. Também podem ser utilizados estrados de cama ou treliças de bambu, porém essas estruturas são menos duráveis e devem apodrecer após alguns anos de contato com a água.

Existem ainda quadros de plástico resistente, que podem ser ideais para jardins menores, que tenham menos de 50cm de altura e largura. Além disso, existe a possibilidade de comprar quadros prontos já com as plantas, inclusive com irrigação embutida na própria moldura, que são os melhores para quem não quer nenhum trabalho.

O passo a passo para começar

Escolhendo o local

Anúncios

Escolha um local com o máximo de luz natural possível, pode ser perto de uma janela, na varanda ou numa sacada. Também é importante que esse lugar possa receber esguichos de água através da irrigação rotineira.

Defina as espécies de planta por local

Defina quais plantas irá cuidar e onde elas ficarão conforme a quantidade necessária de sol que cada espécie precisa. No centro e na parte de baixo dos painéis, sempre o ideal é que fiquem as plantas de sombra. Na parte de cima e nas laterais, coloque plantas que precisam de mais luz solar, assim elas pegarão mais luminosidade e também farão sombra às outras.

Impermeabilize as paredes

É importante impermeabilizar a parede que irá o painel, para não causar infiltração na parede. Utilizar um produto que juntamente pinte a parede de preto fará uma ilusão de ótica para seu painel parecer maior do que realmente é. Se não puder mexer na parede, utilize manta de drenagem, que terá um efeito semelhante.

Plantando nos vasos

Após plantar todos os vasos, um por um, faça um pequeno furo na parte reta utilizando uma tesoura afiada de desbaste, e passe através dele uma abraçadeira de nylon. Isso servirá para prender o vaso à tela. Um detalhe importante é: faça esse processo todo antes de prender o painel à parede, pois será muito mais fácil. Você pode escorá-lo na parede, mas deixe para prender depois de pronto.

Posição correta dos vasos

Comece a colocar os vasos em linhas horizontais, de cima para baixo. Nas telas aramadas padrão cabem 9 vasos por metro quadrado.

Instalando a grade de sustentação

Após todo o plantio e a montagem do painel, parafuse uma moldura de madeira que mantenha cada grade afastada da parede em aproximadamente dois dedos. Isso evitará infiltrações e facilitará a manutenção na substituição de vasos. Depois, prenda o painel na madeira.

Regando

Assim que terminar de montar o seu painel, gaste um bom tempo para irrigar todas as plantas. Sempre comece pela linha superior e então vá descendo, e diminua as regas quanto mais perto estiver do chão. A água escorrerá dos locais mais altos e será aproveitada pelos mais baixos.

Como saber se o jardim ficou bom?

jardinagem vertical 2Imagem: Pixabay

O DIY na hora de criar a jardinagem vertical em pequenos espaços é bem-vindo, mas você precisa saber se você conseguiu pôr suas ideias de jardim vertical em prática de uma maneira que funciona. Um projeto de painel bem executado deve esconder perfeitamente os vasos.

O efeito final desejado é que as plantas fiquem preenchendo o espaço completamente no paredão. Se utilizar espécies que tenham um crescimento ereto, elas não preencherão os buracos, deixando o seu painel de plantas verticais um tanto sem graça.

O que pode dar errado?

A principal causa de morte em plantas nos quadros verticais é a falta de água. Portanto, avalie bem se terá tempo para cuidar das suas plantinhas. É preciso regularmente molhar vaso por vaso, de duas a três vezes por semana, conforme o local escolhido.

Leia também: As melhores técnicas de poda para plantas caseiras

Então, está pronto para começar na jardinagem vertical?

Existem diversas ideias de design para um jardim vertical, e também sobre como fazer um jardim vertical em espaços pequenos. As principais razões para entrar na jardinagem vertical são os benefícios que o contato com as plantas podem lhe trazer.

Além das plantas funcionarem como um grande destaque na decoração, elas filtram poluentes no ar e refrescam o ambiente. Qualquer pessoa pode ter um jardim vertical, mesmo que more numa casa pequena ou apartamento alugado, já que é possível desmontar e remontar o painel na mudança.