Loader Image

Adeus, malware: como manter o seu PC protegido?

Anúncios

Segundo relatório da CrowdStrike, houve um aumento no número de ataques de malware e ransomware ao longo de 2023: os golpistas estão criando ameaças cada vez mais elaboradas e fiéis à realidade, e isso tem colaborado para o surgimento de novas vítimas.

Proteger os seus dispositivos não é mais algo opcional: mesmo o Windows oferece uma solução gratuita para proteger – o Windows Defender. No entanto, segundo testes executados por especialistas, o software nativo da Microsoft não é suficientemente seguro e deixa várias ameaças passarem despercebidas!

Sendo assim, como deixar o seu PC livre de malware? A resposta para essa pergunta está em todas as dicas presentes neste artigo. Siga-as à risca para garantir que os seus dados fiquem bem longe das mãos de cibercriminosos!

Leia também: 4 Melhores apps e sites geradores de senhas.

Instale um bom software antivírus/anti malware

Conforme dito anteriormente, o Windows Defender não é a melhor opção para proteger o seu dispositivo contra malware, ransomware e vírus. Soluções de terceiros, como Kaspersky, Avira, BitDefender e Norton estão entre as mais sólidas e consolidadas em todo o mundo quando o assunto é cibersegurança.

Anúncios

Todos eles oferecem excelentes taxas de detecção de ameaças, proteção à privacidade e à navegação na internet e várias ferramentas de otimização de desempenho, que podem fazer com que seu PC inicie mais rápido e apresente menos travadas durante a utilização.

Dentre as soluções gratuitas, o Avira é, talvez, a melhor opção de todas: no entanto, a sua versão premium, assim como a de todos os seus concorrentes, desbloqueia as suas melhores funcionalidades.

Todos os softwares apresentados acima são perfeitamente capazes de manter o seu sistema operacional seguro e livre de grande parte das ameaças presentes na internet. Adquirir suas respectivas versões pagas é um excelente investimento para criar uma camada adicional de segurança.

Anúncios

A melhor parte é que todos são bastante acessíveis, sendo necessário realizar um pagamento anual para renovar o serviço. No caso do Avira, é possível realizar uma assinatura mensal – no entanto, há um desconto interessante nos pagamentos anuais.

Lembre-se de manter a sua suíte de segurança instalada sempre atualizada. Por padrão, todas elas instalam automaticamente novas definições de ameaças; nunca desative essa opção!

Importante: não use dois ou mais softwares de segurança ao mesmo tempo. A razão disso é que, além de isso poder atrapalhar a performance do sistema, poderá criar grandes confusões durante as varreduras, reduzindo a sua eficácia.

Avira Prime. Imagem: PC World

Cuidado ao fazer downloads

Baixar arquivos é um hábito de praxe para usuários de PC. Porém, existem milhões de fontes não confiáveis que podem comprometer por completo a sua segurança. Criminosos criam réplicas quase perfeitas de portais renomados para ludibriar usuários, infectar seus dispositivos e obter informações sensíveis, como cartões de crédito, endereços, nomes, documentos pessoais e senhas de acesso.

Todos os softwares de segurança sugeridos acima disponibilizam extensões para os principais navegadores do mercado (Chrome, Edge, etc.), que analisam cada link informado nos motores de busca e revela se existe alguma ameaça conhecida neles. Eles são bem leves e praticamente não alteram em nada a performance do dispositivo.

Além do mais, é sempre importante verificar os arquivos com estas suítes de segurança antes de executá-los: vez ou outra, a verificação automática dos softwares pode falhar. Por outro lado, uma verificação profunda é capaz de detectar conteúdos maliciosos com maior propriedade.

Avira Browser Safety, extensão para Chrome e Edge. Imagem: Avira

Atenção especial aos anexos recebidos por e-mail

Criminosos adoram enviar e-mails maliciosos para milhões de pessoas simultaneamente – e essa é uma das suas principais fontes de receita em todo o mundo. Poucos usuários se importam em se proteger contra esse tipo de ameaça, infelizmente.

Antes de baixar e executar qualquer conteúdo, verifique se o remetente é confiável: fontes desconhecidas devem ser ignoradas e jogadas na caixa de lixo eletrônico do e-mail. Softwares de segurança possuem funcionalidades para monitoramento de e-mails, informando aos usuários se houve algum tipo de comprometimento de informações.

Cuidado: vez ou outra, os criminosos conseguem acesso a domínios oficiais! Portanto, desconfie de tudo o que você recebe em sua caixa de mensagens.

Use senhas fortes e únicas para cada conta

Muitos usuários criam senhas simples, fáceis de memorizar e usam-nas repetidamente em dezenas de contas online. Essa é uma estratégia perigosíssima, uma vez que vazamentos de dados não são incomuns na rede.

A Meta (ex-Facebook) teve um grande vazamento de dados em setembro de 2018: aproximadamente 29 milhões de pessoas foram atingidas. Com isso, criminosos puderam acessar milhares de contas de inocentes e aplicar os mais variados golpes.

Soluções de segurança robustas possuem gerenciadores de senhas, ferramentas fundamentais para proteger suas contas: o próprio software cria senhas longas, únicas e extremamente complexas. Basta memorizar a senha-mestre do cofre de senhas para centralizar todos os seus acessos em um só lugar!

Fique tranquilo: são soluções extremamente seguras. Nem você saberá as senhas de acesso às suas contas.

Nunca use Windows falsificado

Nenhuma das orientações acima terá efeito de verdade se você usar Windows pirata. Dezenas de milhares de alterações são feitas no sistema para que você consiga ter acesso gratuito ao sistema operacional – e todas elas são feitas para que softwares antivírus e anti malware não consigam detectá-las.

Desta forma, todas as suas informações pessoais ficam completamente expostas a criminosos. Mesmo as suítes de segurança mais poderosas não serão capazes de funcionar adequadamente – gratuitas ou pagas.

Apesar de ser um investimento relativamente caro, comprar uma chave original do Windows é extremamente vantajoso no longo prazo: a Microsoft tem oferecido vários upgrades gratuitos do sistema, o que descarta a necessidade de ter de comprar novas chaves constantemente para manter o PC atualizado.

Por exemplo, usuários do Windows 7, lançado em outubro, foram capazes de atualizar gratuitamente as suas chaves para o Windows 10, que puderam instalar gratuitamente o Windows 11 até determinado período. Legal, não é mesmo?

Windows 11, novo sistema operacional da Microsoft. Imagem: Microsoft News

Quais são os cuidados que você tem com o seu PC? Conhece algumas das soluções de segurança apresentadas nesse artigo?