Nem sempre os remédios são a melhor maneira de relaxar e afastar o estresse. Em vez disso, que tal experimentar alguns chás calmantes e melhorar de maneira 100% natural?
Anúncios
Muitas pessoas enfrentam complicações sérias por conta do abuso de substâncias medicamentosas. Esse problema se alastra rapidamente ao redor do mundo, em grande parte por conta da pressão cada vez mais hostil imposta sobre o dia a dia.
Mas você pode fugir das estatísticas ainda hoje, se desejar: com estes chás calmantes, dificilmente você terá dificuldades para relaxar ou dormir!
Efeitos terapêuticos dos chás calmantes
Além de acalmar os nervos, estes chás são excelentes para combater a ansiedade e relaxar o corpo. Alguns transtornos emocionais, sejam eles de curto ou longo prazo, tendem a trazer dores musculares muitas vezes fortes.
Eles também podem ajudar a melhorar o sono. Viver em cidades agitadas, ou mesmo se tornar vítima dos revezes da vida estão entre as maiores causas de insônia: já pensou em resolver tudo isso de maneira natural, sem a necessidade de sofrer com os perigosos efeitos colaterais dos remédios?
Os melhores chás para aliviar o estresse
Experimente algumas destas deliciosas opções de chás para estresse e ansiedade e alcance uma melhor qualidade de vida para sempre:
Anúncios
Chá de camomila
Esta famosa emulsão dispensa comentários em muitas famílias. A camomila é rica em apigenina, um flavonoide que ajuda a relaxar o sistema nervoso central. Além disso, essa substância colabora na redução dos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
A diferença é que se trata de um remédio natural, sem aditivos que podem causar dependência ao longo do tempo ou efeitos colaterais indesejados.
Chá de capim-limão (ou capim-santo)
Este delicioso chá relaxante é rico em citral, substância que possui efeito sedativo. O seu sistema nervoso central tende a ficar mais tranquilo depois de algumas xícaras.
Anúncios
Caso você seja vítima de preocupação excessiva ou nervosismo, é uma ótima ideia comprar a erva e prepará-la artesanalmente, caso prefira algo sem nenhum tipo de manuseio industrial. Isso não significa, claro, que as versões comerciais encontradas em supermercados não sejam ótimas, também!
Chá de erva-cidreira (ou Melissa)
Outra ótima opção com propriedades calmantes e sedativas. A ansiedade e o estresse podem ser controlados por meio do consumo contínuo desse produto.
Seu sabor é bastante suave e agradável. Paladares mais delicados apreciarão o aroma cítrico de suas folhas, muito similar ao do limão. É uma ótima ideia tomá-lo bem geladinho e adoçado, também! Uma das melhores indicações naturais para se refrescar durante o verão.
Chá de maracujá (Passiflora)
Este chá é riquíssimo em flavonoides, o que auxilia no relaxamento do sistema nervoso central. É uma das melhores pedidas se você precisa melhorar o sono.
Estudos apontam que o consumo do chá de passiflora é indicado para o tratamento de adultos com problemas leves de sono. Além disso, sua ação sedativa ajuda a controlar os sintomas da ansiedade, mas sem causar sonolência em excesso. A pressão arterial também é reduzida.
Como preparar chás de forma 100% natural?
O procedimento varia de acordo com cada caso. Conheça os principais:
Leia também: Textos e IA: use a tecnologia para melhorar sua redação
Tisana
Para preparar uma tisana, siga o tutorial abaixo:
- Ferva a água;
- Adicione as ervas que você deseja (raízes, cascas, flores e folhas) e mantenha a fervura por mais cinco minutos;
- Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais alguns minutos antes de coar e degustar.
Infusão
Ele é perfeito para preparar flores e folhas! Veja como fazer:
- Coloque as ervas em um recipiente;
- Ferva a água;
- Derrame a água sobre as ervas;
- Espere cerca de 10 minutos (flores e folhas) ou 20 a 30 minutos (raízes, talos e cascas) antes de consumir.
Decocção
Se você pretende fazer chás com cascas, raízes e talos, este é o método mais indicado:
- Coloque a água e as ervas em um recipiente, ainda com a água fria;
- Leve o recipiente ao fogo e deixe ferver por até 20 minutos;
- Tampe o recipiente e deixe a mistura em repouso por alguns minutos;
- Coe e aproveite.
Maceração
Este método é perfeito para você obter o máximo de sabor e benefícios das suas ervas:
- Coloque todas as folhas de molho, em água fria, por 10 a 24 horas;
- Apenas coe, se desejar, e consuma. Não é preciso utilizar fervura, o que mantém todas as propriedades terapêuticas das ervas intocadas.
Observação: cada planta pode possuir tempos específicos de preparo. De maneira geral, raízes, cascas e talos exigem mais tempo até a feitura.
Uma infusão herbal calmante para chamar de sua
São tantos chás relaxantes que escolher um deles pode parecer impossível, não é mesmo? Mas isso não é problema nenhum: experimente misturá-los! Camomila com erva-cidreira, além de ser uma mistura deliciosa, potencializa todos os efeitos terapêuticos de suas respectivas substâncias.
Da mesma forma, o chá de maracujá com canela em pau ajuda a controlar a ansiedade, além de servir como um poderoso antioxidante. De certa forma, os melhores chás para estresse podem ser uma saborosa combinação entre eles!
Lembre-se de que chás calmantes não fazem milagres. Pode ser que você precise mudar drasticamente alguns dos seus hábitos diários para tornar a vida mais leve! Nenhum remédio é capaz de curar uma ferida que nunca se fecha, afinal de contas.