De acordo com estudo realizado pela IDC, cerca de 41,76 bilhões de dispositivos estavam conectados à internet em todo o mundo. Para você ter uma ideia do quão impressionante é isso, a população mundial é de cerca de 8 bilhões de pessoas; existem cinco vezes mais gadgets conectados que indivíduos!
Anúncios
Não é loucura afirmar que a internet é uma das maiores invenções da humanidade: por meio dela, a forma como nos comunicamos, trabalhamos e vivemos um dia após o outro mudou drasticamente. Com um smartphone em mãos, você tem acesso a praticamente todo o conhecimento adquirido pelo ser humano.
Apesar de utilizá-la há muito tempo, você já parou para pensar sobre as suas origens? Quando foi que a internet nasceu? Quem a desenvolveu até que se tornasse o que é hoje? Essas e tantas outras perguntas serão respondidas ao longo do texto. Não perca!
As origens da internet (1960 – 1980)
No final da década de 1960, quando os computadores ainda eram dispositivos enormes, extremamente pesados e lentos, alguns pesquisadores já estudavam a possibilidade de transportar dados entre diferentes máquinas a longas distâncias.
Computadores militares e acadêmicos já experimentavam redes para trocar informações e criar colaborações mais ágeis em projetos. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) lançou a ARPANET – uma rede de computadores interligados que os conectava a outras quatro universidades norte-americanas.
Naquela época, foi utilizado o protocolo TCP/IP – que existe até hoje. Trata-se de um conjunto de protocolos que permite a comunicação entre vários dispositivos ligados a uma mesma rede.
Anúncios
A ARPANET teve grande sucesso e, ao longo dos anos, expandiu o seu alcance para outras instituições de ensino. Em 1971, Leonard Kleinrock enviou o primeiro e-mail da história, que foi endereçado a Douglas Engelbart, do Stanford Research Institute. Infelizmente, a mensagem “Login” não foi enviada completamente devido a um erro: apenas “Lo” foi enviado a Engelbart.
Antes, apenas mensagens diretas entre dispositivos eram possíveis; o envio de e-mails tornaria a comunicação cada vez mais robusta e eficaz entre as partes. É importante ressaltar essa grande conquista, pois ela faz parte até hoje dos hábitos de uso do mundo todo.
Tim Berners-Lee, um dos “pais da internet”, postou a primeira foto na web. Foi em homenagem a uma banda satírica conhecida como Les Horrible Cernettes.
Anúncios
Desenvolvimento (1980 – 1990)
Na década de 1980, foi iniciado o desenvolvimento da internet para fins comerciais. A partir de então, deixou de ser algo exclusivo de instituições governamentais ou de ensino. Graças a essa fase, negócios de todos os tipos foram capazes de expandir sua influência através da rede.
Foi em 1983 que DoD desligou o protocolo NCP da ARPANET, trocando-o pelo TCP/IP. Dessa forma, a rede poderia conectar-se com outras de maneira global.
Foi graças a estas importantes mudanças que outros protocolos de rede foram criados, como o FTP (File Transfer Protocol). Por meio dele, era possível compartilhar arquivos dos mais variados tamanhos entre diferentes dispositivos conectados à internet. Apesar de ainda ser utilizado nos dias de hoje, o protocolo FTP é um tanto quanto defasado; a sua evolução, conhecida como SFTP, é mais adequada para a tarefa.
Além disso, foi nos anos 1980 que foi criado o Telnet: por meio dele, tornou-se possível a conexão remota a outros computadores.
Leia também: 4 Melhores apps e sites geradores de senhas – SharkFreeApp
Popularização da internet (1990 – 2000)
Esta é a terceira fase da rede mundial de computadores, e uma das mais importantes: provedores de acesso passaram a oferecer o serviço ao grande público. Grande parte das conexões eram feitas por meio de um modem ligado diretamente à linha telefônica.
Usuários nascidos nos anos 1980 certamente lembram do som característico (e inesquecível) dos modens enquanto conectavam à rede. Era um barulho muitas vezes ensurdecedor, que poderia atrapalhar pessoas próximas com sono leve. Mas era o melhor que havia naquela época.
O navegador Mosaic foi lançado em 1993, e ele ajudou muitas pessoas a navegarem na internet com mais eficiência e conforto. Outros browsers, como o Internet Explorer e o Netscape, apareceram logo em seguida. Desde então, a concorrência tem apenas aumentado entre as grandes empresas.
Como era de se esperar, várias empresas online começaram a aparecer: eBay, Amazon e Yahoo são apenas alguns exemplos de verdadeiros “dinossauros” da internet, pois elas prosperam e existem até hoje.
A internet como a conhecemos (2000 – presente)
Ainda no final dos anos 1990, conexões de banda larga começaram a aparecer, mas ainda não eram tão comuns. Contudo, foi a partir dos anos 2000 que conexões a cabo e via fibra óptica começaram a se popularizar, tornando-se o padrão em praticamente todos os cenários.
Graças às conexões cada vez mais rápidas e confiáveis, empresas desenvolveram outras soluções digitais, como a evolução das redes sociais. Sim, evolução e não criação, pois a primeira rede social foi lançada em 1995 por Randy Conrad: a Classmates.
Além disso, plataformas de blogs e de streaming começaram a aparecer aos montes, cada qual com características específicas. No dia 14 de fevereiro de 2005, o YouTube foi registrado por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim. Hoje, bilhões de acessos diários são registrados pela plataforma e centenas de milhões de conteúdos estão disponíveis para usuários em todo o planeta.
Em 2004, o Facebook foi lançado, e depois de quase 20 anos de existência, continua sendo uma das maiores redes sociais em todo o mundo.
Não é possível falar sobre a evolução da internet sem mencionar a era dos dispositivos móveis: apesar de não ter sido pioneira no assunto, a Apple criou o primeiro iPhone em 2007. Graças ao enorme sucesso comercial do aparelho, várias outras marcas entraram na disputa por uma fatia do mercado e, desde então, smartphones são tão comuns quanto respirar.
A evolução nunca para
Mesmo os smartphones mais básicos são muito mais potentes que máquinas caríssimas e sofisticadas dos anos 1990 e 2000. Isso ocorre porque a popularização da internet assumiu uma forma simplesmente impressionante. Afinal, existem mais smartphones que habitantes humanos na Terra.
Cada vez mais rápida, segura e confiável, a internet e todos os seus serviços estão em constante evolução, e você é uma peça importante de toda essa história. O motivo é simples: tudo ainda é muito “novo” e a rede mundial de computadores ainda está longe de ter demonstrado todo o seu potencial.