Anúncios
Faz quanto tempo que você comprou o seu smartphone? Pode ser que já faça alguns anos. Nesse caso, você certamente percebeu que a autonomia do aparelho caiu ao longo do tempo; sabia que recarregar a bateria do smartphone direito (ou não) pode afetar diretamente a sua longevidade?
Apesar de as baterias de lítio, comumente utilizadas nos smartphones, não viciarem após recargas, mesmo as incompletas (ao contrário do que muitos pensam), há um porém: elas solidificam ao longo do tempo. Cada ciclo de recarga faz com que os materiais internos dessas baterias endureçam, tornando-a cada vez menos propensa a recargas completas.
Mesmo que o seu smartphone apresente “100%” no indicador de carga, isto não significa que a integridade da sua bateria também está plena! E sim que o smartphone identificou que não há mais o que carregar – e isso inclui as células mortas da sua bateria, também.
Como recarregar a bateria do celular, afinal? Existe algum macete para isso? Na verdade, existe mais de um.
Sobre a vida útil das baterias
De maneira geral, as baterias de smartphones são capazes de serem recarregadas entre 300 e 500 ciclos. Isso não significa, contudo, que elas serão capazes de manter as suas capacidades plenas até o fim.
Anúncios
Estima-se que estas baterias durem entre 2 e 3 anos, mas isso pode depender drasticamente de alguns fatores importantes. Pode ser que ela dure mais que isso, mas certamente não continuará tão potente como antes. Nesses casos, a única solução viável é trocar a bateria em uma assistência técnica especializada.
Boa parte dos smartphones atuais vêm travados; portanto, abri-los pode ser um verdadeiro desafio. Caso não seja o seu caso, basta comprar uma bateria nova compatível com o seu dispositivo e instalá-la.
Quanto carregar a bateria do celular?
Esta é uma das partes mais importantes deste artigo! Quantas vezes você já deixou o seu smartphone carregar até 100%? Se isso faz parte da sua rotina, pare agora mesmo.
Anúncios
Especialistas afirmam que carregar a bateria até o máximo pode prejudicá-la e reduzir a sua vida útil substancialmente. Já percebeu como ela demora a carregar dos 90% até os 100%? Isso ocorre porque o carregador precisa trabalhar ainda com mais afinco para finalizar o serviço – o que não é nada bom no longo prazo para o dispositivo.
Sendo assim, o ideal é deixar a bateria carregar até 90%, no máximo. Além de não fazer grande diferença na autonomia do seu aparelho, fará com que a sua bateria dure muito mais tempo.
Quando começar a recarregá-la?
Muitas pessoas esperam a bateria chegar a 10% (ou menos) de carga para colocá-la no carregador. Isso pode parecer uma boa ideia, mas não é: da mesma forma que carregá-la até 100% é prejudicial, recarregá-la zerada ou com carga muito baixa também não colabora com a sua vida útil.
Leia também: Toques de celular: personalize seu celular com esses aplicativos
Experimente recarregá-la assim que ela tiver entre 25% e 30% de carga restante. Dessa forma, ela esquentará menos enquanto estiver conectada ao carregador. Além disso, o tempo médio à tomada será razoavelmente reduzido!
Maus hábitos ao recarregar a bateria do smartphone
São tantos os hábitos ruins que pode ser difícil enumerá-los. Eis alguns deles: marque os que você repete e nunca mais os repita!
- Deixar a bateria recarregar durante a noite toda;
- Recarregá-la até 100% todas as vezes;
- Deixar a bateria descarregar por completo para recarregá-la;
- Manter a capa protetora durante a recarga;
- Uso de cabos danificados ou de procedência duvidosa;
- Exposição a temperaturas extremas (frio ou calor demais);
- Usar o smartphone enquanto carrega;
- Usar carregador de celular quebrado, incompatível ou de qualidade questionável.
A vida costuma ser bastante corrida – mas isso não pretexto para deixar de cuidar bem da sua bateria, não é mesmo? Não se trata somente de autonomia, mas de segurança, também.
Você sabia que, na grande maioria dos casos, as explosões de baterias de celulares ocorrem por conta de carregadores de má qualidade? Muitos usuários escolhem opções de marcas duvidosas na internet, e isso é altamente arriscado.
Muitos destes carregadores sequer possuem mecanismos para detectar quando a bateria está com carga completa. Isso significa que elas nunca param de fornecer energia à bateria, o que pode causar sobrecarga.
Da mesma forma, carregar os smartphones com a capa protetora não é uma boa ideia: ela deve ser removida do aparelho antes de conectá-lo à tomada. Caso contrário, a bateria esquentará mais do que o necessário durante o ciclo.
Outro hábito muito recorrente (e perigoso) é utilizar o smartphone durante a recarga; quanto mais você utilizar o aparelho durante o processo, mais ciclos serão necessários até que a carga chegue ao ideal. Além disso, certas tarefas mais pesadas (como jogos ou softwares de edição) podem esquentar bastante o dispositivo, o que não é nada seguro durante a recarga.
Completamente carregado? Nunca mais
Agora que você aprendeu como recarregar a bateria do seu smartphone, certamente verá como a sua vida útil aumentará ao longo dos meses. É realmente muito incômodo quando um dispositivo móvel, ainda novo, começa a deixar você na mão no meio da rua porque a bateria não funciona mais como antigamente.
Com estas dicas, você provavelmente contará com a sua bateria por muito mais tempo: assim, poupará bastante dinheiro e tempo perdido em assistências técnicas. Lembre-se de sempre utilizar carregadores originais ou de marcas confiáveis, chanceladas pelas fabricantes dos smartphones.