Loader Image

Textos e IA: use a tecnologia para melhorar sua redação 

Anúncios

Pouco importa se os seus textos são meramente informativos, publicitários ou, como diria Machado de Assis, se foram feitos com a pena da galhofa e a tinta da melancolia: técnica, criatividade e atenção aos detalhes são a força motriz de qualquer obra literária.

Acontece que escrever é uma arte que demanda tempo e muitos anos de prática até que você seja capaz de se expressar com perfeição. E não existe uma maneira de acelerar esse processo – pelo menos ainda.

No entanto, pode-se melhorar todos os seus textos por meio de recursos de Inteligência Artificial (IA)! Quer saber como? Acompanhe o conteúdo até o final para não ficar de fora de nenhum detalhe!

 

Seus textos ainda melhores, graças aos algoritmos 

Estruturar uma boa redação é algo realmente desafiador, sobretudo se você não tiver tanta experiência. Em alguns casos, mesmo profissionais do ramo sofrem: temas complexos demais ou que fogem completamente dos seus conhecimentos podem levar muito mais tempo até serem devidamente concluídos, sem erros de conceito. 

Para resolver este e tantos outros problemas, sistemas de IA generativa produzem conteúdos escritos e auxiliam na pesquisa de praticamente todo tipo de tema. Tudo isso se deve ao estrondoso sucesso do ChatGPT (disponível na App Store e no Google Play), lançado em 30 de novembro de 2022; desde então, todas as grandes empresas tech aderiram à tendência. 

Anúncios

Mas como uma IA generativa funciona, exatamente? 

Esta categoria de Inteligência Artificial funciona da seguinte forma: para produzir conteúdos específicos, o usuário precisa escrever parâmetros claros a respeito delas. As respostas desses algoritmos são feitas de forma extremamente humanizada: até parece que você está recebendo respostas de pessoas de verdade! 

Os algoritmos são treinados pelos seus desenvolvedores através de grandes bancos de dados, os quais possuem todo tipo de informação. Diferentemente de outros tipos de IA, as generativas usam uma metodologia mais profunda de aprendizado, intitulada rede adversária generativa (GAN). 

Tudo é dividido em duas redes neurais: uma geradora, responsável por criar novos dados, e outra discriminadora, que avalia e filtra esses dados. Ambas trabalham juntas para gerar conteúdos precisos e compreensíveis aos usuários. 

Anúncios

Sendo assim, quanto mais claro e suscinto você for com uma IA, melhores serão as suas respostas. Além disso, ela aprenderá com as suas próprias perguntas e se tornará cada vez mais robusta, também. 

Principais vantagens 

Estes são os 3 maiores benefícios ao usar IA para produzir textos, seja lá quais forem: 

  1. Agilidade: IAs geradoras de textos podem vencer seus bloqueios criativos e oferecer ideias incríveis para o seu copy; 
  1. Revisão: É possível usar estas tecnologias generativas para revisar textos e obter feedbacks pontuais sobre pontos que precisam melhorar; 
  1. Preço: Estas ferramentas tendem a ser bastante acessíveis, ou mesmo gratuitas. 

Dicas para usar IA em seus textos 

Hora de tornar o seu trabalho ainda melhor com a ajuda de tecnologias de ponta! Aproveite cada uma delas e otimize todos os seus serviços: 

Leia também: VPN: O que é e como configurar?

Faça perguntas de maneiras bem específicas 

Caso você não faça perguntas de maneira clara e direta, pode ser que não obtenha os resultados desejados. Maus entendidos não ocorrem somente entre pessoas!

Para evitar este tipo de transtorno, ou mesmo retrabalhos desnecessários, pense nas palavras-chave relacionadas ao assunto no qual deseja esclarecimentos. Esse tipo de procedimento se torna cada vez mais natural e fácil na sua vida, além de garantir respostas muito melhores.

Treine a IA 

Por mais que as grandes empresas treinem os seus softwares para saberem praticamente sobre tudo, informações erradas ou imprecisas podem ser encontradas facilmente nas respostas de IAs generativas.

No entanto, você pode informar aos algoritmos sobre o erro e ensiná-los a não cometerem mais. Caso você seja especialista em um determinado assunto, reserve alguns minutos do seu tempo para elaborar uma correção completa.

Revise as informações 

Surpresas e erros são sempre possíveis quando o assunto é trabalhar com IA. De maneira geral, serviços como o Bard e o Copilot oferecem respostas geralmente muito boas e precisas; no entanto, eles também podem cometer graves erros de análise e induzir redatores ao erro. 

Caso você esteja utilizando IA para pesquisas, lembre-se sempre de verificar informações sensíveis antes de replicá-las em seus textos.  

Muito cuidado com plágio 

Para elaborar boas respostas, IAs generativas utilizam vários trechos de textos que já existem na internet. Por conta disso, muitos redatores estão entrando em grandes apuros: eles estão fazendo com que os algoritmos redijam seus textos quase que por completo, tornando-o um verdadeiro “Frankenstein” de informações já existentes.

Este tipo de situação pode reduzir drasticamente o alcance das suas publicações. Portanto, utilize essas ferramentas de IA somente para se basear em boas ideias e, por meio delas, criar algo único e envolvente.

Uma grande ajuda para se inspirar 

Como você pode ver, os algoritmos estão do seu lado, mas é preciso utilizá-los corretamente para evitar deslizes graves, ou mesmo acusações de plágio sem a menor necessidade.

Experimente usar o Copilot dentro do Microsoft Edge, navegador web oficial da Microsoft, para fazer os seus textos: ele pode reduzir bastante o tempo dedicado a pesquisas, além de trazer ótimas ideias para rechear seus textos com informações úteis!

Que tal pedir uma ajudinha à tecnologia de vez em quando?