Anúncios
Um estudo da Kantar Ibope Media foi categórico: 99% dos usuários de smartphones assistem a vídeos em vários formatos. Seu canal precisa chamar atenção da maneira correta. Para isso, as câmeras certas devem ser escolhidas para brilhar no YouTube.
Não se trata de um consenso, e sim de uma (quase) unanimidade, pois 99 em cada 100 usuários consomem conteúdos interativos em plataformas de vídeos. Como era de se esperar, a concorrência é bastante grande e se profissionaliza cada vez mais ao longo do tempo.
Existem alguns canais no YouTube que conseguem alcançar mais espectadores que muitos canais de televisão. Graças a esse fenômeno digital, a forma como as pessoas consomem conteúdos mudou drasticamente – sobretudo em questões publicitárias.
Por que investir em boas câmeras para o YouTube?
Ainda na dúvida se vale realmente a pena investir nestes gadgets? Entenda por que eles são tão essenciais para o sucesso do seu canal:
Profissionalismo: Quanto melhor for a qualidade da câmera, mais autoridade e profissionalismo seu canal passará para a audiência. Isso é especialmente importante se seu objetivo for realizar transmissões noturnas, que exigem um hardware melhor;
Anúncios
Flexibilidade: Câmeras mais robustas permitem regulagens manuais de exposição e foco, o que ajuda a criar cenas mais únicas e personalizadas e reduz o tempo na frente do smartphone ou do computador para editá-las;
Profundidade de campo: Destaque apenas o que você deseja durante a transmissão;
Conectividade: Muitas delas possuem conectividade Wi-Fi, o que pode facilitar (e muito) a transmissão de dados para a nuvem ou diretamente para as redes sociais.
Anúncios
O que é preciso para começar?
Antes de comprar o equipamento, é importante ter em mãos os seguintes utensílios:
- Iluminação (geralmente lâmpadas personalizadas de LED);
- Tripé (para apoiar a câmera em local adequado);
- Plano de fundo (que pode ser um cômodo, uma imagem personalizada ou um Chroma Key);
- Microfone (preferencialmente condensador);
- Software de edição.
Caso você ainda não tenha estes itens, considere adquiri-los o quanto antes possível para começar com o pé direito.
As melhores câmeras para YouTube
Sony ZV-1
Imagem: notebookcheck.info
Esta câmera é uma excelente aquisição para os que desejam profissionalizar suas produções no YouTube, bem como em várias outras mídias sociais. A Sony sempre foi referência em qualidade de imagem – e esse padrão permanece firme nesse dispositivo.
Sua lente d 24-70mm, bem como seu sensor de 20,1 MP são mais do que o necessário para fazer transmissões com qualidade de imagem impecável. Seu visor LDC inclinável pode ser utilizado para fazer certos ajustes finos rapidamente.
Além disso, a ZV-1 tem conectividade Wi-Fi e Bluetooth. Isso significa que transferir os dados para qualquer outro dispositivo é uma tarefa bastante fácil. É possível deixar os cabos guardados na gaveta por algum tempo.
Canon EOS M50 Mark II
Imagem: PCMag
Esta belíssima câmera da Canon é outra opção igualmente excelente para gravar seus vídeos no YouTube. Seu sensor CMOS de 24,1 MP captura imagens belíssimas em altíssima resolução e incrível qualidade de detalhes e cores.
Em termos de qualidade final, tanto a EOS M50 Mark II como a ZV-1 são praticamente idênticas. Sendo assim, escolher entre um modelo e outro pode depender mais de questões financeiras que qualquer outro quesito, uma vez que as funcionalidades são basicamente as mesmas.
Ela também oferece conectividade Bluetooth e Wi-Fi, o que é praticamente um pré-requisito para que você não comprometa a sua produtividade. Pode-se conectar a praticamente qualquer outro dispositivo que tenha suporte às tecnologias supracitadas.
Leia também: iPhone 15 Pro Max x Samsung Galaxy S23 Ultra: qual é o vencedor?
Logitech StreamCam
Imagem: MMORPG.com
O valor desta poderosa webcam é, sem dúvidas, bem maior que o de tantos outros modelos de entrada; porém, a qualidade de imagem que ela proporciona está bem acima da média. A StreamCam é capaz de reproduzir imagens em Full HD (1920 x 1080) em até 60 quadros por segundo – o que é especialmente interessante aos que pretendem fazer streaming de games.
Esta webcam vem de fábrica com tripé, apoio para monitor e uma licença de 3 meses para o Xplit, um aplicativo robusto que oferece dezenas de configurações incríveis para o dispositivo. Se preferir, pode instalar o software gratuito Logitech Capture e liberar várias de suas funcionalidades.
Infelizmente, não é possível usar o software da Logitech diretamente para fazer streaming. Isso pode ser um pouco chato ou limitador, sobretudo se você utilizar softwares mais complexos para essa finalidade, como OBS ou Streamlabs.
De toda forma, esta é uma das opções mais baratas da lista e representa um ótimo custo-benefício para streamers iniciantes. Seus vídeos para o YouTube nunca mais serão os mesmos!
Panasonic Lumix DC-GH5
Imagem: Amateur Photographer
A Panasonic faz bonito quando o assunto são câmeras para o YouTube. No entanto, essa é a opção mais cara de toda a lista; tenha isso em mente ao considerar os seus objetivos e o seu orçamento.
Seu sensor MOS de 20,3 MP garante uma qualidade de imagem simplesmente impecável, mesmo em situações de baixa luz. Ela é uma das melhores câmeras para realizar transmissões ao vivo, seja lá qual for a hora do dia.
Além da tela LCD inclinável e visor eletrônico, a Lumix DC-GH5 tem conectividade Wi-Fi e Bluetooth com baixa latência. Já vem inclusa uma bateria de lítio-metal na caixa; não é preciso comprar pilhas recarregáveis para mantê-lo operacional fora da tomada.
Caso você esteja procurando o crème de la crème do mundo das câmeras para YouTube, não procure mais. A Panasonic é a melhor escolha. No entanto, é importante relembrar que o seu valor é bastante elevado e pode não caber, pelo menos no momento, nos bolsos de muita gente.
Hora de escolher!
Um dos principais objetivos destas listas é apresentá-las da maneira mais democrática possível. Opções para todos os bolsos e necessidades. Há possibilidades específicas para gamers, enquanto outras beiram o nível entusiasta; você faz parte de qual desses públicos?
O modelo da Panasonic apresentado aqui é, de longe, a melhor opção em termos de qualidade de imagem. No entanto, seu elevado preço é algo a ser considerado. Em termos de custo-benefício, as duas primeiras opções devem atender a 90% dos casos (ou mais).
Qual delas você escolheria?