Anúncios
Duas gigantes do universo dos smartphones travam um eterno embate: tanto o iPhone 15 Pro Max, da Apple, como o Samsung Galaxy S23 Ultra, da Samsung, são os respectivos smartphones topo de linha de suas marcas. Cada um deles possui vantagens e desvantagens interessantes em relação ao outro – e elas serão abordadas aqui.
Todos os aspectos técnicos serão abordados e comparados: cabe a você decidir qual o dispositivo flagship mais robusto e adequado para as suas necessidades. A verdade é que ambos são os melhores dispositivos móveis que o dinheiro pode comprar atualmente, mas isso não significa que eles sejam parecidos em certos aspectos.
Anúncios
Fichas técnicas
De maneira geral, tanto o iPhone 15 Pro Max como o Galaxy S23 Ultra possuem hardwares semelhantes em alguns sentidos. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de comprar qualquer um deles:
Especificações | iPhone 15 Pro Max | Galaxy S23 Ultra |
Tela | 6,7’’ XDR OLED 120 Hz, HDR10, 2.000 nits | 6,8’’ AMOLED 2X 120 Hz, HDR10+, 1.750 nits |
Processador | A17 Pro | Snapdragon 8 Gen 2 |
Armazenamento | 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB | 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB |
Memória RAM | 8 GB | 12 GB |
Bateria | 4.500 mAh | 5.000 mAh |
Câmera | 48 MP f/1.8 (principal), 12 MP f/2.2 (ultrawide), 12 MP f/2.8 (telefoto 5x) e 12 MP f/1.9 (frontal) | 200 MP f/1.7 (principal), 12 MP f/2.2 (ultrawide), 10 MP f/2.4 (telefoto 10x) e 12 MP f/2.2 (frontal) |
Peso | 240g | 228g |
Tamanho | 160,8 x 78,1 x 7,7 mm | 163,9 x 77,8 x 8,9 mm |
Processador
O iPhone 15 Pro Max utiliza o novo chip A17 Pro, o mais rápido já desenvolvido pela Apple e que consome menos bateria que as versões anteriores. Durante muitos anos, o dispositivo da maçã ficou conhecido por sua péssima autonomia de bateria – mas isso mudou com a alteração do processador, o que resultou em um considerável aumento da bateria.
Anúncios
Do outro lado, o Galaxy S23 Ultra conta com o Snapdragon 8 Gen 2, um dos melhores processadores mobile em todo o mundo. Ele possui um diferencial interessante sobre os demais, que é ser o primeiro processador 5G com IA.
Segundo testes de performance executados pelo NanoReview, o Snapdragon 8 Gen 2 vence por pouco o seu oponente em games, mas fica atrás em performance e em consumo de bateria. Convém mencionar que a diferença entre ambos é bastante pequena; pode-se dizer que houve uma espécie de empate técnico nesse sentido.
Tela
Ambos têm telas incríveis, com altíssima resolução e cores bastante vivas (em boa parte graças à tecnologia HDR). No entanto, o iPhone 15 Pro Max passa um pouquinho à frente do Galaxy S23 Ultra por conta de ser uma tela mais brilhante: isso é ótimo em situações com forte luminosidade externa.
Isso não significa que a tela do Galaxy S23 Ultra seja ruim em dias ensolarados: apenas que o concorrente dispõe de um display um pouco mais adequado para a situação.
Memória RAM
O Galaxy S23 Ultra possui mais memória RAM que o seu concorrente, o que é ótimo se você precisa abrir vários aplicativos ao mesmo tempo. A memória RAM é utilizada para garantir agilidade e velocidade no funcionamento do sistema: quanto mais, melhor.
Contudo, o sistema operacional Android costuma consumir mais RAM que o iPhone; talvez por isso a Samsung tenha colocado um pouco mais de memória em seu dispositivo. Além disso, enquanto o iOS, sistema operacional da Apple, é desenhado para funcionar exclusivamente no iPhone, o Android é capaz de funcionar em vários hardwares totalmente diferentes. Nesse caso, pode-se dizer que o sistema da maçã é mais bem otimizado.
Câmeras
Esta é uma questão puramente de gosto pessoal, uma vez que ambos os smartphones possuem câmeras simplesmente incríveis, capazes de capturar fotos e vídeos em altíssima qualidade. Além do mais, seus respectivos softwares de câmera são ótimos e dispõem de vários filtros e ajustes finos para um melhor aproveitamento das lentes.
Porém, o Galaxy S23 Ultra é o único que grava vídeos em resolução 8K. Além disso, o aparelho da Samsung possui um zoom maior, o que o torna melhor para tirar fotos à distância que o iPhone 15 Pro Max.
Em termos de qualidade, ambos trabalham muito bem em qualquer cenário: seja em dias ensolarados, nublados ou mesmo durante a noite.
Autonomia e bateria
Tanto o S23 Ultra como o iPhone 15 Pro Max são capazes de suportar até 1 dia inteiro de uso intenso. No entanto, é claro que essa expectativa pode variar de acordo com a forma como você utiliza o dispositivo.
A grande diferença está no tempo de carregamento: enquanto o iPhone 15 Pro Max possui um carregador de 25W, o do Galaxy S23 Ultra é de 45W. Sendo assim, o aparelho da maçã passará bem mais tempo plugado na tomada até chegar aos 100%.
Contudo, mais nem sempre significa melhor: quanto mais rápido o carregamento da bateria, menor será a sua vida útil. Da mesma forma que você passará menos tempo na tomada com o Samsung, saiba que o material interno da bateria poderá desgastar mais rapidamente por conta do carregamento rápido.
Sistema operacional
O Android é o sistema mais utilizado em todo o mundo. É possível, inclusive, baixar programas fora do Google Play, aplicativo para download de programas para o celular. Já o iOS é um sistema mais restrito e não permite que nada seja baixado fora da App Store.
Limitar a instalação de softwares de fontes de terceiros reduz as chances de fraudes e ataques hacker, com toda a certeza; porém, reduz substancialmente a liberdade do usuário de fazer o que bem entender com seu próprio aparelho. Trata-se de uma escolha bastante pessoal e que deve ser feita de acordo com as suas necessidades.
Além do mais, as interfaces dos dois sistemas são completamente diferentes. Usuários do iOS costumam ter alguma dor de cabeça para aprender a usar o Android e vice-versa: existem algumas vantagens e desvantagens no dia a dia que devem ser consideradas.
Por exemplo, o iOS organiza automaticamente os ícones, sempre do canto inferior esquerdo da tela em diante; no Android, você pode alocar os ícones da forma que bem entender na tela. A barra de notificações da maçã é bastante diferente da do seu concorrente direto, também.
Ambos são bastante fáceis de usar, mas migrar de um para outro pode ser uma tarefa um tanto quanto estressante e cansativa.
iPhone x Galaxy: qual é o vencedor?
A verdade é que ambos os dispositivos são grandes vencedores: pouquíssimos smartphones são capazes de concorrer à altura com os topos de linha da Samsung e da Apple. Todos possuem características técnicas muito parecidas, com algumas diferenças pontuais. O que mais pode pesar, no final das contas, é a adaptação ao sistema operacional.
Escolha o que tiver a melhor opção custo-benefício e que tiver as características de usabilidade que mais lhe agradam. O S23 Ultra costuma ser um pouco mais barato que o iPhone 15 Pro Max, mas a diferença não é tão grande assim.
Independentemente da sua escolha, tenha certeza de que estará com um grande smartphone nas suas mãos!