Finanças básicas para crianças: veja cinco aplicativos educativos

Ensinar finanças básicas para crianças é um desafio. Afinal, nem sempre a gente mesmo sabe lidar com dinheiro direito, imagina uma criança! Mas é importante ensinar finanças desde cedo, porque isso vai ajudar os pequenos a ter uma vida financeira saudável quando forem adultos.

Anúncios

Mas como ensinar finanças básicas para crianças?

Bom, os pequenos são ótimos em aprender sobre algo através da observação. Por isso, utilizar jogos, histórias e atividades práticas pode facilitar a compreensão deles. Uma das formas de conseguir isso é fazendo com que as crianças participem de algumas decisões pequenas da casa sobre dinheiro.

Além disso, você pode contar com a ajuda de aplicativos. Existem diversas plataformas nessa área que foram desenvolvidas com temáticas e atividades que vão encantar os pequenos.

E você não vai precisar procurar, pois separamos uma lista completa para você com os cinco melhores apps para ensinar finanças básicas para crianças.

Piggy Bank – Money Tracker

Imagem: Google Play

O app Piggy Bank é uma ótima maneira de ensinar as crianças a administrar o dinheiro de uma forma legal. No app, os pequenos podem criar um cofrinho virtual e gerenciar suas economias. 

Anúncios

Além disso, a plataforma oferece muitas atividades e jogos para ajudar as crianças a aprender sobre conceitos financeiros básicos, como economizar, gastar e doar. Sem dúvida, elas vão aprender melhor como usar a mesada. 

Para que a criança se sinta ainda mais motivada, ela pode  escolher o design do seu cofrinho virtual. Assim, elas veem seu porquinho com estilo e acompanham de forma divertida seus gastos e sabem se suas economias estão crescendo.

Disponível na App Store e na Google Play.

Anúncios

The Lemonade Stand

Imagem: Google Play

The Lemonade Stand é um jogo divertido que ensina às crianças sobre o valor do trabalho e do empreendedorismo. Através desse app, os pequenos vão ter noções básicas de finanças para iniciantes, gerenciando uma banca de limonada.

No jogo, as crianças precisam gerenciar uma banca de limonada para ganhar dinheiro. Sendo assim, precisam escolher o local da banca, o preço da limonada, os ingredientes e manter a bancada sempre limpa.

Com The Lemonade Stand a criança também vai gerenciar suas receitas e despesas, e tomar decisões financeiras para que não tenha prejuízos. Mas nada de querer trapacear, hein. Deixe que seu filho tome as decisões do que fazer para que a banca dele seja um sucesso.

Disponível na App Store e na Google Play.

Leia mais: Precisa receber dinheiro pelo celular? Use estes 5 apps!

The Money Tree

Imagem: Google Play

Dentre os jogos educacionais para crianças, The Money Tree se destaca por ser uma excelente opção focada no ensino da poupança. Nele, os pequenos precisam plantar e cuidar de uma árvore para ganhar dinheiro.

Com essa plataforma, as crianças vão aprender desde cedo que não é fácil ganhar dinheiro. Isso porque elas vão precisar regar, adubar e proteger a árvore de pragas e doenças. Serão muitos desafios enfrentados antes que os pequenos comecem a ver o dinheiro entrando no bolso.

Quando elas começarem a ganhar dinheiro, precisam gerenciar suas receitas e despesas. Afinal, vão ter que investir em novos fertilizantes e demais cuidados com outras árvores para que elas deem frutos e eles façam mais dinheiro.

Disponível na App Store e na Google Play.

NatWest Rooster Money

Imagem: Google Play

Se você busca um gerenciador de mesada para seu filho que está economizando dinheiro, o NatWest Rooster Money pode te ajudar muito nessa tarefa. Ele possui um cofrinho onde a criança vai poupando e vendo um gráfico de recompensas de cada valor guardado.  

Outro ponto bem legal desse app é que ele disponibiliza um cartão de crédito para crianças, claro, no modelo  pré-pago. Assim, elas vão aprendendo na prática como usar dinheiro no dia a dia de forma responsável. 

Com o NatWest Rooster Money, você pode levar os seus  filhos desde os primeiros passos na compreensão do valor do dinheiro até a primeira conta bancária. Inclusive, você consegue definir controles parentais no app, adicionando limites para as transações financeiras de sua criança. 

Disponível na App Store e na Google Play.

AdVenture Capitalist

Imagem: Google Play

O último app da nossa lista é o AdVenture Capitalist. Ele é um jogo divertido que não foca apenas em finanças pessoais, pois também inicia seu filho no universo de investimentos para iniciantes e do mundo dos negócios.

Nessa plataforma, seu filho vai começar criando uma barraquinha de limonada e, quando for crescendo no negócio através de decisões sábias, poderá contratar funcionários e se tornar CEO de uma multinacional.

Ao poder usar o dinheiro virtual no app, o pequeno também vai aprendendo a investir melhor em roupas e acessórios personalizados, sem que isso atrapalhe suas finanças e o orçamento de seu negócio.

Disponível na App Store e na Google Play.

A criança no controle do dinheiro

Embora a tarefa de ensinar finanças básicas para crianças não seja nada fácil, os aplicativos que mencionamos podem te ajudar e tirar um grande peso do seu ombro. 

Sabemos que há muitas coisas para lidar quando se está educando um ser humano. Sendo assim, sempre que puder, use a tecnologia ao seu favor. 


pt_BR