Anúncios
Um smartwatch é muito mais do que uma extensão do seu smartphone: ele possui funções tão importantes que você pode se tornar até dependente delas! No entanto, escolher o modelo certo é imprescindível para evitar frustrações.
Antes de tudo, você precisa entender a diferença entre smartwatch e smartband. Muitos usuários iniciantes confundem as duas coisas e, quando percebem o equívoco, já é tarde demais.
Anúncios
Smartwatch x Smartband: diferenças
Um smartwatch é um dispositivo muito mais independente e não precisa ficar conectado o tempo todo ao smartphone. De maneira geral, seu sistema operacional oferece praticamente todas as funcionalidades de um celular, com alguns adicionais. É praticamente como ter um telefone moderno, só que preso ao pulso.
Por outro lado, um smartband é um dispositivo mais limitado, contendo funções mais básicas, como notificações, despertador, cronômetro e funções de saúde (monitoramento cardíaco, aferimento de pressão etc.). Ele costuma ter uma loja de aplicativos independente, visto que não é tão versátil como um smartwatch.
Anúncios
Ou seja: se você encontrar algum acessório com “band” no nome ou na descrição, significa que não é um smartwatch. Simples de entender, não é?
Como escolher o smartwatch ideal?
Escolher o gadget ideal para o seu uso depende de alguns fatores:
- Quais são os seus objetivos ao adquirir um smartwatch?
- Qual o seu smartphone?
- Quanto está disposto a pagar?
- Quais funcionalidades não podem ficar de fora?
Pessoas que apenas querem algo para monitorar o progresso durante atividades esportivas podem escolher opções mais acessíveis: muitas vezes, um smartband é o suficiente. Por outro lado, se você quer utilizá-lo para ouvir músicas, instalar aplicativos mais complexos e aproveitar outras funcionalidades extras, provavelmente terá de desembolsar um pouco mais.
É importante pensar no sistema operacional do aparelho, também: o Galaxy Watch, da Samsung, tem total compatibilidade com o Android, sendo possível dar comandos remotos ao aparelho. Por outro lado, o Apple Watch tem total sinergia somente com o iPhone, dispositivo premium da marca da maçã.
Um Apple Watch não vai parear com nenhum outro aparelho que não seja iPhone; por outro lado, um smartwatch com Android é compatível com qualquer outro aparelho com suporte ao sistema. Enquanto usuários Android têm várias marcas à sua disposição, os usuários do iOS estão limitados a apenas uma.
Enfim: hora de se atentar a certos detalhes antes de comprar o seu smartwatch!
Tamanho e design
Algumas pessoas preferem dispositivos menores e minimalistas, enquanto outras preferem algo mais bruto e chamativo. Nesse caso, não se trata somente de uma questão estética, mas também funcional.
Um smartwatch maior normalmente tem uma tela maior e de melhor qualidade; por outro lado, aparelhos menores costumam ter telas mais simples. No mais, o design é uma questão de gosto e esse artigo não tem nenhuma pretensão de julgar isso: escolha o que combina com o seu estilo!
Durabilidade da bateria
Esta é uma das características mais importantes de um smartwatch: a autonomia da bateria determina o tempo em que você deixará o gadget longe do carregador e pronto para uso. Infelizmente, o Apple Watch (pelo menos ainda) peca nesse quesito: dificilmente dura mais que um ou dois dias.
Por outro lado, existem opções para Android que conseguem funcionar durante vários dias. O Citizen CZ Smart PQ2, por exemplo, pode durar até 18 dias fora do carregador! Muito bom, não é?
Quanto menos ciclos de recarga, maior será a vida útil da bateria: tenha isso em mente na hora de comprar seu dispositivo.
Confira as funções
Esta é uma das etapas mais importantes: o smartwatch que você quer tem tudo o que você precisa? Monitoramento de saúde, rastreamento de fitness, pagamentos sem contato e muitas outras funcionalidades podem (ou não) estar disponíveis nos modelos que você procura.
Antes de fazer qualquer compra, analise com calma e cuidado todas as especificações técnicas, assista a vídeos na internet sobre os dispositivos, compare-os e veja quais oferecem a melhor relação custo-benefício.
Se possível, teste antes de comprar
Conforto e praticidade são indispensáveis. Antes de fechar negócio, que tal dar um pulinho em uma loja física, testar diferentes modelos e ver qual se adequa melhor às suas necessidades?
Muitas vezes, as coisas podem parecer perfeitas na internet, porém, na realidade se mostram diferentes: o investimento em um dispositivo desse tipo geralmente é alto, o que justifica uma cautela maior por parte dos consumidores.
Verifique a compatibilidade
Alguns dispositivos possuem sistemas operacionais próprios, o que significa que, antes de comprá-los, é preciso verificar se eles são compatíveis com o seu smartphone. Caso contrário, poderá sofrer fortes dores de cabeça.
Tenha um cuidado especial com marcas chinesas genéricas: elas costumam utilizar sistemas proprietários estranhos e não muito intuitivos. Trabalhar com marcas renomadas costuma ser uma aposta mais segura!
Confira análises de usuários
A propaganda é a alma do negócio – e não existem publicitários melhores que os clientes. Plataformas de tecnologia, como o Newegg, podem ajudar você a encontrar avaliações pertinentes sobre a qualidade do produto.
Alguns influenciadores digitais ou portais de notícias podem fazer postagens publicitárias que mais parecem avaliações extremamente positivas. Cuidado! Prefira sempre fontes independentes, sem vínculos comerciais.
Não tenha pressa durante a pesquisa. Toda e qualquer informação, seja ela positiva ou negativa, deve ser considerada durante o processo de escolha.
Considerações finais
São muitos os pontos que devem ser considerados antes de comprar um smartwatch, não é mesmo? Acontece que as pessoas ainda confundem os dispositivos, além de não saberem que problemas de compatibilidade são tão comuns que chegam a ser irritantes.
Por conta disso, é recomendável adquirir dispositivos de marcas renomadas: empresas sérias que fazem questão de construir gadgets robustos, bonitos, confiáveis e compatíveis com qualquer tipo de smartphone. Afinal, se isso não acontecesse, eles registrariam grandes perdas de receita.
No mais, é importante determinar qual a finalidade ao comprar um smartwatch: seja lá qual for, escolha o dispositivo certo para o trabalho e não se guie somente pelo preço. De nada adianta comprar um dispositivo para treinar, mas que não suporte esse tipo de atividade, concorda?
E você, já tem o seu? Deixe nos comentários o modelo e diga se gosta dele!