Anúncios
Com o sinal analógico de televisão sendo substituído pelo sinal digital na maioria dos estados brasileiros, o Governo Federal lançou o programa Kit Antena TV Digital. Acima de tudo, para saber como se cadastrar, deve-se considerar os critérios de elegibilidade e as regras de recebimento.
No geral, o Kit Antena TV Digital é gratuito, o que significa que os cidadãos não precisam se preocupar com nenhum custo extra para solicitar a antena parabólica digital. Apesar disso, é fundamental ficar atento às regras e à instalação da antena de TV parabólica digital. Saiba mais informações a seguir e aprenda como solicitar.
Anúncios
Imagem: Reprodução/Pexels
Como se cadastrar no Kit Antena TV Digital?
A solicitação da parabólica digital e o cadastro no Kit Antena TV Digital podem ser feitos por meio do site do Programa Siga Antenado. Isso porque essa é a iniciativa responsável pela gestão das informações relacionadas a esse programa, desde a identificação do público até a instalação e manutenção.
Anúncios
Outra alternativa de contato para quem não tem acesso à internet é ligar para o telefone 0800 729 2404, também da Siga Antenado. De qualquer forma, os solicitantes precisam enviar os dados oficiais para solicitar a troca do aparelho. Em específico, o Siga Antenado demanda o Número de Identificação Social (NIS) e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Por isso, as famílias que desejam se cadastrar no Kit Antena TV Digital precisam registrar a si e suas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Geralmente, isso é feito presencialmente em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizada na região dos beneficiários.
Depois de registrar-se, o sistema do CadÚnico envia o NIS para que você possa fazer a solicitação. Com essa informação, basta ligar ou acessar os canais do Siga Antenado apresentados anteriormente para inserir os seus dados pessoais conforme solicitado.
Por fim, realize o agendamento para o seu endereço conforme a disponibilidade dos técnicos apresentada no site. Depois disso, é só aguardar o dia e horário marcados para receber o seu Kit Antena TV Digital.
Leia também: Aprenda a tocar violão em casa com esses aplicativos
Imagem: Reprodução/Pexels
O que é o Kit Antena TV Digital?
Em primeiro lugar, o programa do Kit Antena TV Digital é resultado do esforço do Governo Federal para manter o acesso às transmissões televisivas em todo o país. No entanto, o público-alvo dessa iniciativa são as famílias em situação de vulnerabilidade social que estão inscritas no Cadastro Único (Cadúnico).
Portanto, quem pode receber o Kit Antena TV Digital são os beneficiários do Cadastro Único. Em termos detalhados, o programa auxilia os brasileiros a migrarem do sinal analógico para o sinal digital, a partir do momento em que o cidadão solicita a troca do aparelho. Como consequência, todos podem ter acesso à televisão digital de qualidade.
E o melhor é que os telespectadores podem consumir seus programas favoritos sem sofrer interferências da tecnologia do 5G, pois o sinal digital é mais ágil no processo de transmissão. Todo esse processo é resultado de uma reconfiguração na banda C e uma transferência do sinal para a chamada banda Ku, exigindo a troca dos antigos aparelhos parabólicos.
O resultado desse processo é evitar qualquer tipo de ruído ou interferência no sinal durante os próximos 18 meses. Visto que essa banda C deixará de existir em breve, a transição é o que garante que os brasileiros poderão continuar desfrutando desse canal de comunicação.
Atualmente, o Kit Antena TV Digital é coordenado pela parceria entre o Siga Antenado e a Anatel, o ministério oficial das telecomunicações no país. Ou seja, faz parte de um conjunto de programas sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Gás e outros.
O que vem no Kit Antena TV Digital?
Para conferir que a sua instalação está acontecendo corretamente, e com todos os materiais necessários, você pode se basear numa lista de itens. Comumente, os técnicos levam os seguintes materiais:
- 1 conversor digital;
- 1 corpo da antena;
- 1 fonte de alimentação;
- 8 metros de cabo coaxial;
- Cabo RCA;
- Controle remoto com pilhas.
- Parafusos, porcas e arruelas para instalação;
- Varetas e suporte com mastro.
Com essa lista, você pode perguntar ou conferir se está tudo certo. Posteriormente, quando solicitar uma manutenção, fica mais fácil informar o que está com problema, por exemplo.
E aí, gostou de saber mais sobre o esse programa?
Com esse kit de TV digital gratuito, você não precisa ficar com medo de perder o acesso às transmissões televisivas. Basicamente, o programa garante a instalação da antena de TV parabólica digital para o público que não consegue contratar o serviço à cabo no país. Com isso, você garante que seus aparelhos estão conectados com a tecnologia mais nova do mercado, e sem pagar nada.