Anúncios
Em 2022, o mercado de videogames para PC movimentou algo em torno de US$ 49,1 bilhões. São tantas as opções de títulos que você pode até se perder na hora de escolher! Porém, para aproveitá-los, montar um bom PC gamer é fundamental.
Escolher as peças certas e montá-las da maneira correta garante que você tenha muitos anos de diversão à frente da tela. Mas por onde começar, exatamente?
Por meio deste artigo, você aprenderá tudo o que é preciso para montar seu PC gamer e jogar todos os estilos que você mais gosta.
Montar um PC gamer é caro?
Depende bastante do que você pretende jogar. Para jogos mais simples, como MOBAs e jogos de tiro mais populares, máquinas mais simples costumam ser capazes de rodar sem problemas; por outro lado, se você fizer questão de rodar com perfeição os títulos mais modernos e atuais… Aí já é outra história.
Montar o PC gamer ideal é uma escolha relativamente fácil, mas nem sempre o orçamento pode caber no seu bolso. Nesses casos, é importante explorar todas as possibilidades e tentar economizar de um lado para investir mais em outro!
Anúncios
Hora de colocar a mão na massa!
Tudo pronto para começar? Hora de acompanhar os passos, um a um:
Defina seu orçamento
Quanto você pode investir no total? A resposta para essa pergunta ditará os componentes que você poderá comprar. Obviamente, quanto mais dinheiro disponível, maiores (e provavelmente melhores) serão as suas opções; caso contrário, o trabalho de pesquisa poderá ser um pouco mais pesado.
Uma boa forma de determinar um orçamento realista é conferir os preços dos componentes, como processadores, placas de vídeo, placas-mãe, SSDs, gabinetes e fontes de alimentação, em plataformas como Newegg e Amazon, por exemplo.
Anúncios
Elas costumam apresentar as peças mais procuradas pelos consumidores e, com isso, você poderá desenhar um orçamento que cabe no seu bolso. Até mesmo conseguir belíssimos descontos!
Faça uma lista de tudo o que tem que comprar
Não sabe quais são os componentes necessários para construir seu PC gamer? Não se preocupe! É só acompanhar a lista abaixo e orçar cada peça:
- Processador
- Placa de vídeo (GPU)
- Placa-mãe
- Memória RAM
- Armazenamento
- Fonte de Alimentação (PSU)
- Gabinete
- Coolers (para manter as peças refrigeradas)
- SSD (não é mais recomendável usar HDs para montar um PC gamer)
- Periféricos (mouse, teclado e monitor)
- Sistema operacional (não há nada pior do que usar Windows pirata!)
Tudo anotado? Perfeito: hora de prosseguir para a próxima etapa!
Confira a compatibilidade de todos os componentes
Para que o PC gamer funcione corretamente, é preciso ter bastante cuidado com certas questões:
- Soquete da placa-mãe: Compre uma placa-mãe que seja compatível com todos os outros componentes que você quer comprar. Por exemplo, processadores AMD Rysen utilizam por padrão o soquete AM4, enquanto processadores Intel exigem soquetes específicos para cada modelo. O mesmo vale para a frequência da memória RAM;
- Slots de memória RAM: A placa-mãe que você quer comprar tem todos os slots necessários para colocar a quantidade de RAM desejada? Por padrão, todas vêm com dois – e esse costuma ser o suficiente. É imprescindível ter duas memórias idênticas instaladas para fazer Dual Channel: essa tecnologia garante muito mais performance aos games;
- Slots de expansão: Verifique se a placa-mãe tem suporte às placas de vídeo, placas de som e outros componentes que você queira instalar;
- Fonte de alimentação: Este é um dos componentes mais importantes para evitar problemas futuros. Compre uma fonte de alimentação de boa qualidade e que ofereça a energia necessária para todas as peças. Confira as especificações de energia de cada componente e sempre compre uma fonte de alimentação que forneça mais do que o necessário – apenas por garantia;
- Gabinete do tamanho certo: De nada adianta escolher gabinetes compactos se o seu objetivo é colocar uma placa de vídeo maior do que uma régua, não é mesmo? Além disso, gabinetes maiores tendem a ser mais bem refrigerados. Leve isso em consideração na sua compra.
Compre as peças pelo melhor preço
Antes de clicar no carrinho de compras e fechar negócio, lembre-se de que existem muitos aplicativos para comparar preços e escolher as melhores opções para o seu PC gamer! Não tenha pressa, pois ela é inimiga da perfeição.
Também pode ser uma boa ideia esperar mais um pouquinho e aproveitar certas promoções sazonais, como a Black Friday. Nela, os preços dos dispositivos costumam ficar bem mais baixos e com melhores condições de pagamento.
Monte o seu PC gamer!
Esta é uma das etapas mais críticas e delicadas de todo o processo. O Linus Tech Tips, um dos canais de tecnologia mais populares em todo o mundo, elaborou um tutorial bastante simples e intuitivo – gravado em primeira pessoa! Assim, você não perderá nenhum detalhe durante o processo de montagem.
Siga os passos do apresentador e monte tudo sem pressa: caso contrário, você poderá cometer erros e até danificar componentes sem querer!
Instale o sistema operacional
O PC gamer está ligando normalmente? Maravilha – agora é hora de instalar o sistema operacional. Computadores para jogos não têm outra opção: adquira uma licença do Windows.
Este ótimo tutorial do PC Centric explica o passo a passo: Confira agora!
Instale os drivers
Drivers são programas que fazem com que todas as suas peças se comuniquem corretamente com o sistema operacional. Abra o navegador de internet, abra algum vídeo e veja se o áudio está funcionando corretamente: caso não esteja saindo som, verifique o manual da placa-mãe e veja como ativá-lo.
Baixe os drivers mais atualizados para a sua placa de vídeo: sem isso, seus jogos simplesmente rodarão com péssima performance (isso SE eles rodarem, claro). Acesse o site da fabricante da sua GPU para fazer o download. Caso outras peças precisem de drivers para funcionar corretamente, repita o procedimento.
Baixe seus jogos favoritos e divirta-se!
Ufa! Você acabou de zerar o guia definitivo para montar seu PC gamer. Sim, são muitas as etapas, mas acredite: aprender a montar e instalar tudo por conta própria é muito útil!
Você sabe onde fica cada componente e, se precisar trocá-los, seja por conta de algum defeito ou apenas para atualizá-los, não terá de gastar rios de dinheiro com isso.