Anúncios
Ter um antivírus no seu computador é algo muito importante, caso você deixe seu PC sempre conectado à internet. Isso porque só o fato de sua máquina estar online já a torna suscetível a ser afetada por vírus, e seu PC pode ser infectado de diversas maneiras.
Você pode baixar um aplicativo com malware ou clicar em um link desconhecido em seu e-mail, e pronto, o estrago estará feito. Logo após se instalarem em seu computador, os vírus podem criptografar sua máquina, fazendo com que você não consiga usá-la. Se não quiser que isso aconteça, é bom ter um antivírus.
Anúncios
Leia também: Quais os melhores antivírus mobile em 2023?
Quais são os tipos de antivírus que existem?
Em primeiro lugar, temos o software mais básico que é o Standalone. Com ele, você tem auxílio para proteger o seu sistema contra malwares. Em seguida, podemos citar o antivírus de segurança da internet. Ele consegue oferecer um reforço superior ao primeiro citado, com o auxílio de proteção contra phishing.
Anúncios
Além disso, existe o antivírus baseado em nuvem que armazena suas informações com segurança fora de seu PC. Empresas também precisam ter um antivírus forte. Afinal, lidam com dados sensíveis que não podem ser vazados ou perdidos. Um antivírus de rede é capaz de proteger uma rede inteira, instalado em apenas um aparelho.
Agora que você conheceu esses programas, vamos te contar o porquê é importante ter um antivírus no seu computador.
Alertas
Com um antivírus no seu PC, você recebe avisos sobre possíveis perigos que podem bagunçar sua máquina. Sempre que é necessário fazer uma atualização para manter seu computador seguro, ele te notifica. Além disso, caso encontre um arquivo de malware ou caso você tente acessar um site malicioso, o software te avisa.
Escaneamentos frequentes
Ao instalar um antivírus no seu computador, você conta com escaneamentos frequentes, em arquivos, pastas, programas e a memória do seu PC. Essas buscas são feitas com o intuito de identificar se há algum código malicioso em sua máquina. Você pode decidir a frequência dos escaneamentos ou deixar que eles sejam feitos de forma automática.
Rápida detecção de malwares
Os programas de segurança identificam rapidinho o que pode atrapalhar o jeito como seu PC funciona. Isso porque eles usam vários jeitos para detectar coisas ruins, como olhar os arquivos em busca de padrões conhecidos de vírus e trojans, apenas usando algoritmos de assinatura.
Não atrapalha o desempenho do seu computador
A instalação de um antivírus não se limita apenas à defesa contra ameaças cibernéticas. Afinal, ele pode ser usado para melhorar a eficiência de seu computador. Esses programas possuem otimizações contínuas e operam de maneira discreta, consumindo pouco recursos.
Rápida ação contra ameaças
Instalar um antivírus no computador é a garantia de que as ameaças serão eliminadas rapidinho. Afinal, assim que um arquivo é aberto, baixado ou usado, o software já começa a analisar se ele tem algum padrão malicioso. Se tiver, o antivírus impede que ele funcione e elimina a ameaça.
Cuidado empresarial
Você também deve usar um antivírus em seu PC empresarial, pois ele ajuda a monitorar e gerenciar todas as atividades da rede, através de apenas um dispositivo. Ou seja, todos os dados sobre a saúde dos computadores da empresa são controlados de uma forma central. Sem dúvida, os colaboradores responsáveis pela área de segurança vão te agradecer.
Proteção para seus dados sensíveis
Um bom antivírus vem com filtros embutidos capazes de identificar sites fraudulentos. Geralmente, golpistas usam desse artifício para tentar induzir as vítimas a inserir suas informações sigilosas, como financeiras, em páginas falsas que se assemelham a sites legítimos de bancos. O antivírus pode alertar e bloquear tais tentativas.
Defesa reforçada com firewall
Um antivírus no seu computador te dá acesso a um recurso de proteção aprimorada chamado firewall. Ele funciona como uma barreira de proteção, monitorando e controlando o tráfego de entrada e saída do computador. Além disso, o firewall é capaz de decidir quais informações podem ou não passar entre a sua rede e a internet.
Controle dos dispositivos externos
Aparelhos externos ao seu computador podem ser portadores de ameaças cibernéticas. Caso estejam infectados, acabam executando arquivos maliciosos, colocando seu PC em risco. Justamente para evitar que isso aconteça, você precisa de um antivírus. Afinal, ele atua como um guardião, oferecendo a capacidade de controlar a atividade dos dispositivos externos.
Nada de spam
O spam pode trazer dor de cabeça para você muito mais sérias do que simplesmente uma mensagem enviada várias vezes. Isso porque ele pode vir acompanhado de ameaças ao seu computador. Para destruir essa possibilidade, o antivírus oferece um recurso muito valioso que é a capacidade de filtrar e prevenir o spam.
Recurso de sandboxing
Os antivírus também possuem recurso de sandboxing. Essa funcionalidade permite que os softwares de segurança isolem e executem arquivos em um ambiente virtual separado do sistema principal. Sendo assim, você conseguirá prevenir possíveis danos, pois mesmo que um arquivo contenha ameaças, elas ficam contidas neste ambiente isolado.
Proteção com criptografia
A criptografia de dados é uma ótima ferramenta que vem com o antivírus. Ela protege os arquivos do seu computador, mesmo que alguém consiga acessá-los sem autorização. Isso porque os invasores não terão a chave para descriptografar os arquivos.
Seu computador mais seguro com antivírus
Conforme observado, a necessidade de um antivírus para a segurança do seu computador é incontestável. Afinal, estamos vivendo em um universo que nos mantém expostos a ameaças. Dessa forma, não podemos marcar bobeira e deixar nossas máquinas desprotegidas.
Ao usar um antivírus em seu PC, você terá excelentes benefícios, desde alertas oportunos sobre atualizações de segurança até a rápida detecção e eliminação de ameaças. Por isso, se não quiser que suas informações sigilosas sejam vazadas através de malwares, não deixe de usar um software de proteção.