Anúncios
Cuidar da segurança das suas informações pessoais não é responsabilidade somente das empresas: você também precisa tomar certos cuidados e proteger a sua privacidade online! Mas como fazer isso, exatamente?
Certas medidas podem ser tomadas para evitar ao máximo que vazamentos de informações, além de ataques hacker, ocorram e coloquem em risco os seus dados e sua paz de espírito. Por incrível que pareça, essas recomendações não são difíceis: apenas vão tomar um pouco do seu tempo.
Anúncios
Pode acreditar: não existe nenhum serviço 100% seguro. Portanto, todo o cuidado que você puder ter com sua privacidade online é pouco!
Cuidar da privacidade online é caro?
Não! Na verdade, boa parte do conteúdo é meramente informativo e não é necessário investir nenhum centavo. No entanto, algumas soluções pagas podem ser bem interessantes para tornar a sua privacidade online ainda mais sólida.
Anúncios
Muitos softwares fazem com que seu smartphone fique muito mais protegido, e isso é especialmente importante se você gosta de fazer compras online, por exemplo. Muitas pessoas ainda usam seus dispositivos móveis para acessar contas bancárias, mas não tomam quaisquer cuidados adicionais!
Siga estas dicas: proteja-se!
Hora de tornar o seu dispositivo mais protegido contra ameaças à sua privacidade online. Siga à risca todas as recomendações:
Use senhas únicas e complexas
São muitas as pessoas que usam senhas fáceis para acessar seus serviços online. Pior ainda: algumas ainda utilizam a mesma senha para todos! Tendo em vista o tanto de vazamentos de dados que ocorrem na internet, não é preciso dizer o quão arriscado é fazer isso, não é mesmo?
Jamais use a mesma senha para mais de um serviço digital, mesmo que ela seja difícil (ou praticamente impossível) de adivinhar. Insira caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas e números para fortalecer a segurança. Além disso, quanto mais caracteres uma senha tiver, mais difícil será quebrá-la.
Uma excelente forma de não ter de lidar com várias senhas diferentes ao mesmo tempo é usar um gerenciador de senhas: trata-se de um app que guarda todas as suas senhas com criptografia, sendo necessário somente conhecer a senha-mestra do seu cofre de senhas.
Estes aplicativos costumam ter mecanismos de geradores de senhas: assim, nem você saberá qual é a senha utilizada para acessar os seus serviços.
O Google tem um serviço gratuito de gerenciamento de senhas. Contudo, existem outras soluções pagas ainda mais robustas para garantir a sua privacidade online.
Use autenticação de dois fatores (2FA)
Você com certeza já ouviu falar sobre esta etapa de segurança: é um aplicativo que gera códigos numéricos, renovados a cada 60 segundos. O código correto deve ser inserido após validar a senha do aplicativo, funcionando como uma camada de proteção adicional.
Em alguns serviços, o 2FA é feito via SMS: por isso, sempre mantenha as suas informações de contato atualizadas. Caso você perca o acesso ao seu número de telefone, terá de contatar o suporte do serviço para remover a autenticação – o que exige uma certa burocracia e pode levar vários dias até a sua conclusão.
Por padrão, o Google Authenticator e o Authy são os apps mais conhecidos para esta finalidade. Existem várias outras soluções e algumas delas foram criadas especificamente para utilizar certas aplicações.
Instale um aplicativo de segurança
Cuidar da sua privacidade online sem instalar um bom aplicativo antivírus/antimalware é uma tarefa bastante complicada. Ataques de pishing ou ameaças que possam vazar todas as suas informações estão muito mais presentes na rede do que você imagina!
Existem soluções gratuitas bem sólidas para smartphones, a exemplo do Kaspersky e o Avira, dois gigantes da segurança e da privacidade online. No entanto, suas respectivas versões pagas liberam todas as suas funcionalidades – e não se trata de algo caro!
Softwares de segurança para dispositivos móveis são, em geral, bastante baratos. Dependendo do plano que você escolher, poderão ser instalados em vários aparelhos ao mesmo tempo.
Funcionalidades adicionais para proteger a sua privacidade online, como bloquear cookies indesejados, geradores de senhas robustos e plug-ins para navegadores são apenas alguns exemplos do que está presente em suas versões premium. Não encare isso como uma despesa, e sim como um investimento!
Use um navegador mais privado
O Google Chrome vem por padrão em todos os smartphones com Android. Apesar de ele ser bastante popular e funcional, é um dos aplicativos que mais absorve informações dos usuários por meio de telemetria!
Telemetria é um conjunto de tecnologias integradas aos softwares que têm como objetivo compreender os padrões de uso dos seus usuários. Para tanto, elas coletam vários tipos de dados; no caso do Chrome, são muitos.
Tor, Brave, Firefox e Edge estão entre os navegadores mais privados do mercado, pois coletam pouca (ou quase nenhuma) informação de seus usuários. Pode ser uma ótima ideia experimentá-los: alguns deles têm funcionalidades extras muito boas que o Chrome para mobile não oferece suporte!
Cuidado com o que você compartilha sua localização
Muitos aplicativos pedem acesso à sua localização na primeira vez em que são abertos: mas será que isso é realmente necessário? Na maioria das vezes, não.
Salvo casos realmente específicos, como Google Maps, Uber e tantos outros aplicativos de mobilidade urbana, boa parte dos apps simplesmente não precisam saber onde você está o tempo todo.
Portanto, desabilite a sua localização para aplicativos que não precisam desta informação para funcionar corretamente: se possível, desabilite o GPS por completo quando não estiver sendo necessário!
Baixe arquivos de fontes confiáveis
Evite ao máximo baixar aplicativos que não estejam nas lojas oficiais dos seus respectivos sistemas operacionais. A razão disso é que tanto o Google como a Apple verificam os arquivos que são inseridos em suas lojas antes que sejam disponibilizados para download; isso não ocorre se o software vier de fontes externas.
Caso você seja infectado, poderá sofrer com vazamentos de senhas, dados pessoais (nome completo, endereços e documentos diversos), cartões de crédito etc. Não é preciso dizer o quão perigoso e complicado seria limpar essa bagunça, certo?
E você – está cuidando da sua segurança online?